Obesidade em cães: como identificar e combater

Obesidade em cães: como identificar e combater

Embora as dobrinhas no seu amigo de quatro patas sejam fofas, elas podem ser um sinal de obesidade em cães. Quando não identificado e tratado a tempo, o excesso de peso pode prejudicar a saúde e bem estar do pet.

Estima-se que os quilos a mais podem reduzir cerca de 15% da expectativa de vida do pet. Também é o ponto de partida para o desenvolvimento de outras doenças no coração, articulações e fígado.

Pensando nisso, vamos compartilhar com você os principais sinais da obesidade em cães e algumas dicas para garantir uma vida saudável para o pet. Confira ainda, como funciona o Pet Gym do Club Pet RJ.

Como identificar a obesidade em cães?

Sabia que o seu pet pode estar com sobrepeso? Identificar os sinais de obesidade em cães é o primeiro passo para evitar que ele sofra com os problemas que essa doença pode causar.

O problema é que saber que o pet está obeso não é uma tarefa fácil. Segundo especialistas, a forma mais segura de diagnosticar a obesidade canina é através do uso de um parâmetro chamado de Escore de Condição Corporal (ECC).

Nesse método, o médico veterinário avalia as características corporais do seu pet. Para isso ele faz a palpação da camada de gordura corporal e utiliza escalas de vão de 1 até 9. Veja o que cada uma delas significa:

  • 1-3: o cachorro está magro, pois tem os ossos da costela e dos quadris bem aparentes. Além disso, o espaço entre o peito e as patas traseiras é bastante notável;
  • 4-6: o cachorro está com peso ideal, pois as costelas não estão aparentes e podem ser percebidas ao tocar. Enquanto a reentrância abdominal não é grande;
  • 7-10: o cachorro está obeso, pois as costelas não aparecem e são difíceis de sentir ao toque. Não existe a reentrância abdominal.

Apesar de parecer fácil, também é preciso levar em consideração as características de cada raça. E isso só pode ser feito por meio de um profissional capacitado.

Sinais da obesidade em cachorros

Embora apenas o veterinário possa diagnosticar a obesidade, isso não quer dizer que você não possa notar os sintomas de sobrepeso do seu pet. De acordo com especialistas, existem alguns sinais que alertam que a saúde do seu amigo de quatro patas precisa de atenção. Veja quais são eles:

  • Dificuldade respiratória;
  • Cansaço rápido ao andar ou correr;
  • Sedentarismo;
  • Dificuldade para levantar e se locomover.

O seu pet apresenta algum dos sintomas acima? Se sim, você precisa levá-lo a um veterinário para que ele possa avaliá-lo. Mesmo que os sinais de obesidade não sejam evidentes, você precisa preservar a saúde do seu amigo de quatro patas.

exercícios para combater a obesidade em cães

Como combater a obesidade em cães?

Agora que você sabe quais são os principais sintomas da obesidade em cães, chegou a hora de saber como combater essa doença que ameaça o bem estar do seu pet.

Separamos algumas dicas de como fazer com que o seu pet alcance o peso ideal e fique saudável. Confira:

Alimentação

Mudar a alimentação do seu pet é uma excelente forma de diminuir o ganho de peso. Para tanto, é preciso abandonar o hábito de dar petiscos ao pet e estipular horas fixas para oferecer as porções de comida.

É importante lembrar que essas porções devem ter a quantidade recomendada pelo veterinário, se for preciso utilize uma balança. Assim, você evita que ele continue comendo demais e ganhe muito peso.

Outra dica é oferecer petiscos mais saudáveis, como snack zero gordura para pet ou fatias de abobrinha e chuchu. Você pode diminuir as quantidades desses petiscos gradativamente até eliminá-los da dieta do pet.

Confira nosso artigo sobre comida natural para cachorro e os benefícios para o seu pet.

Creche para cães

O Day Care é uma boa forma de combater a obesidade em cães. Afinal, ao invés de passar o dia todo ocioso, ele poderá participar de atividades e jogos que ajudam a queimar calorias de modo saudável como:

  • Caça ao tesouro;
  • Brincadeiras;
  • Jogos de inteligência;
  • Cantoria;
  • Massagem na hora do relax.

Na creche, o seu pet vai ficar solto durante o dia todo, mas sempre acompanhados de uma equipe especializada que estará atenta às necessidades do seu amigo de quatro patas.

Dessa forma, o seu pet vai se divertir com outros animais e pessoas de uma forma segura. Essa é uma das melhores maneiras de fazer com que ele mantenha a forma.

Caminhadas diárias

Apesar de ser eficiente, os resultados obtidos pela dieta podem ser ainda melhores se você também realiza caminhadas diárias com o seu pet. Estimular o seu amigo de quatro patas a se mexer fazer bem a saúde física e mental dele.

No caso dos cães de pequeno porte, que geralmente cansam com facilidade durante os passeios, você pode optar por brincar com eles dentro de casa. Dessa forma, eles gastam calorias enquanto se divertem com você.

Hidroesteira

A hidroesteira é indicada para os pets que precisam melhorar o condicionamento físico. Assim, ela é uma boa opção para os tutores que precisam fazer com que os seus pets gastem energia e alcancem o peso ideal.

Ideal para cães que têm problemas com sobrepeso, a hidroesteira promove excelentes resultados no tratamento da obesidade em cães. Isso porque cada pet tem um programa de treinamento único, com intensidade e duração estabelecidas segundo suas necessidades.

Aproveite e conheça os benefícios da natação para cachorros.

natação evita a obesidade em cães

Conheça o Pet Gym do Club Pet RJ

Seu peludinho está com excesso de peso? Então, você precisa conhecer o programa Pet Gym!

O Pet Gym é um programa personalizado para perda de peso, ele alia atividades na hidroesteira com exercícios ao ar livre. Ele é indicado para cães que precisam gastar energia e não tem nenhuma limitação médica para isso.

Nossa equipe vai avaliar a condição do seu pet e elaborar um programa exclusivo para ele. Sem dúvida, ele irá obter resultados excelentes e se divertir bastante, enquanto se exercita.

Entre em contato e marque uma avaliação hoje mesmo!

Um grande abraço da equipe Club Pet RJ

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply