O guia completo de vacinação para cães

O guia completo de vacinação para cães

A vacinação para cães é essencial para manter o seu peludinho saudável por muito tempo. Com o calendário em dias, o cãozinho fica protegido de doenças fatais ou perigosas como a raiva, parvovirose, gripe canina, entre outras. 

Para ajudá-lo a proteger o seu melhor amigo, preparamos esse guia com informações importantes sobre a vacinação para cães. Assim como, uma lista das principais vacinas que devem ser aplicadas ao longo da vida dos pets. Confira! 

O que são as vacinas?

As vacinas são substâncias produzidas em laboratório a partir de fragmentos de bactérias, vírus e outros agentes patógenos. Ao serem aplicadas no organismo, elas estimulam a imunização contra os causadores de doenças em cães.

Embora a vacinação para cães imunize o pet completamente durante o período determinado pelo fabricante, em alguns casos, a vacina não evita que o peludinho pegue alguma doença. Mas contribui para que os sintomas sejam amenizados, diminuindo o risco de vida.

Importância da vacinação para cães

O principal objetivo da vacinação para cachorros é gerar um primeiro contato do sistema imunológico com o agente patógeno. Dessa maneira, o organismo do pet pode decifrá-lo e guardar os dados daquela doença na sua memória imunitária.

Diferente do que ocorre quando ele é contagiado pela doença, esse primeiro contato é feito de maneira sutil e evita infecções severas caso ele tenha a enfermidade.

Por isso, a vacinação é considerada uma prioridade para o bem estar dos cães. É através desse cuidado, que os tutores podem evitar uma série de problemas sérios de saúde e aumentar a longevidade dos peludinhos.

Frequência da vacinação para cães

Ao conferir o calendário de vacinação para cães, é provável que você tenha observado a frequência recomendada para o reforço da dose da vacina, não é mesmo? Contudo, essa periodicidade não é a mesma para todos os pets.

Alguns cães têm calendários diferentes de outros, pois a frequência das doses depende de diversos aspectos, como:

  • Idade;
  • Alergias;
  • Estilo de vida;
  • Presença de doenças crônicas.

Portanto, o ideal é que os tutores sempre consultem um médico veterinário. Apenas esse profissional pode recomendar a frequência adequada das vacinas e elaborar o calendário específico para o seu amigo de quatro patas.

Vacinação para cães: principais vacinas

Agora que você conhece a importância de manter a carteira de vacinação atualizada, vamos explicar quais são as principais vacinas para cães disponíveis. Vamos lá!

Vacina polivalente V8, V10 e V12 

A polivalente é uma das vacinas mais importantes pois protege os cães de diversas doenças que podem ser fatais. Um exemplo é a parvovirose que pode levar o animal a óbito em poucos dias. 

Em geral, o número informado na vacina especifica a quantidade de doenças que ela consegue prevenir. Um exemplo disso é a V8 que protege os cães de: 

  • Adenovirose;
  • Cinomose;
  • Coronavirose;
  • Hepatite infecciosa canina;
  • Leptospirose;
  • Parainfluenza;
  • Parvovirose. 

A primeira dose da polivalente costuma ser aplicada a partir das 6 semanas de vida. As demais 2 aplicações são feitas uma a cada mês. No calendário de vacinação padrão, o reforço é anual.

Antirrábica 

A antirrábica, também conhecida como vacina da raiva, protege os cães de uma das doenças mais fatais: a raiva. O contágio ocorre após a transmissão de patógenos na corrente sanguínea, através da mordida. Em seguida, o sistema nervoso é prejudicado e o animal infectado pode vir a óbito. 

Essa é uma das vacinas para cães, aplicada a partir dos 4 meses do filhote, após a conclusão do calendário de vacinação. Sua dose é única mas, também podem ser feitos reforços anuais. 

Gripe canina

A gripe canina é uma doença que atinge muitos animais, principalmente durante o inverno. Embora seja considerado um problema de saúde simples, ele pode evoluir para algo mais grave, como uma pneumonia.

Apesar de não ser inclusa nos calendários de vacinação para cães, é essencial considerá-la se o seu amigo de quatro patas sair muito de casa ou tiver contato com outros animais. 

Por ser uma doença altamente contagiosa, para maior segurança do seu peludinho, diversos locais como o Club Pet RJ exigem que o pet tenha tomado as duas doses da vacina. Geralmente, a aplicação é feita a partir das 12 semanas, logo depois da primeira dose da V8. Nesse caso, o reforço pode ser anual.

Giardíase 

A giardíase é uma doença parasitária que atinge o sistema gastrointestinal dos cães, provocando dores e fezes ensaguentadas, geralmente com diarreia. Caso não seja tratada corretamente, o animal pode sofrer com desidratação, entre outros efeitos 

A vacina de giardíase é o método mais eficiente para combater esse problema. Geralmente, ela é aplicada em 2 doses a partir do 1º ano de vida do cão. Embora a doença possa ser tratada com vermífugos, o tratamento pode ser mais longo e exigir um cuidado constante do ambiente. 

Leishmaniose

A leishmaniose ou calazar é uma doença grave que acomete cães em todo o país. Por ser transmitida por mosquitos, alguns tutores utilizam coleiras repelentes como forma de prevenção. Contudo, essa alternativa não é 100% eficaz.

Quando contaminados, os cães devem ser submetidos a um tratamento dispendioso e longo, que pode trazer uma série de sintomas graves ao pet. Aliás, em determinada época, esse problema de saúde provocava a eutanásia compulsiva dos animais.

Assim, para evitar o contágio, o ideal é que o pet seja vacinado. Tanto a aplicação da vacina, quanto seu uso e recomendação são feitas de maneira específica e considera o quadro do cachorro e o nível do risco de contágio.

Conheça a Creche do Club Pet RJ

O Club Pet RJ compreende a importância da vacinação para a segurança e bem-estar do seu pet. Por isso, para hospedar o seu peludinho na creche para cães, é necessário que os tutores comprovem que o pet está com a vacina em dias.

Assim, para passar o dia na creche, brincando e interagindo com outros pets, o seu peludinho precisa ter tomado as 3 doses da Múltipla – dectupla ou octupla, leptospirose, raiva e gripe canina.

Quer saber mais sobre a creche e hospedagem do Club Pet RJ? Clique aqui para tirar dúvidas, conhecer os serviços oferecidos, vantagens e marcar um horário.

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply