Queda de pelo do cachorro: dicas de como cuidar

Queda de pelo do cachorro: dicas de como cuidar

Uma pelagem bonita é um indicador de que seu amigo de quatro patas está saudável, com uma dieta balanceada e recebendo bons cuidados. Por isso, pode ser angustiante ver a queda de pelo do cachorro e às vezes é difícil saber exatamente por que isso está acontecendo. 

Se você notou que seu peludinho está soltando ou perdendo pelo em excesso, é importante entender quais são as causas mais comuns e como evitar esse problema. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse tema. 

Principais causas da queda de pelo em cachorros

A queda de pelo do cachorro se tornou mais frequente? Fique atento! Esse problema pode ocorrer por vários motivos. Por isso, é importante identificar o que está acontecendo com seu amigo de quatro patas antes de tomar qualquer medida.

Pensando nisso, trouxemos as principais causas da queda de pelo nos cães para você conhecer. Confira.

Alergia

Assim como acontece com os humanos, os pets também sofrem reações alérgicas quando entram em contato com alguns alimentos, ervas, pólen das flores, entre outros. E, a perda de pelos está entre um dos sintomas desse problema de saúde.

Alguns agentes alérgenos, como os citados acima, fazem com que o sistema imunológico do pet tenha uma reação exagerada. Quando isso acontece, tanto as células saudáveis como os folículos capilares são atacados, provocando a queda de pelo.

Desregulação hormonal

A desregulação hormonal é outro fator que pode causar a queda de pelo do cachorro. Nesses casos, problemas como o hipotiroidismo enfraquecem os fios e fazem com que eles caiam com mais frequência.

Além da queda de pelo, é comum que os cães com esses distúrbios também apresentem outros sintomas como:

  • Pele seca;
  • Sonolência;
  • Falta de energia;
  • Aumento do peso.

Doenças caninas

As doenças caninas também entram na lista das principais causas da queda de pelo dos cães. Geralmente, esse problema surge como sintoma principal ou secundário da condição de saúde do pet.

A dermatite canina, a babesiose e a sarna em cachorro são alguns exemplos das doenças que causam a queda de pelo. Por isso, os tutores devem ficar atentos e a esse sintoma e procurar o veterinário para iniciar o tratamento correspondente.

Exposição ao sol

Sim, a exposição excessiva ao sol também pode aumentar a queda de pelo do cachorro! É importante que os tutores tenham cuidado extra quanto ao horário do passeio e aos banhos de sol dos pets, pois eles podem prejudicar a saúde do seu amigo de quatro patas.

No caso dos animais de pelagem mais fina, o sol em excesso pode fazer com que o pelo enfraqueça e até desbote. Isso causa a impressão do aumento da queda dos fios.

Estresse

Já percebeu que o seu pet também tem mudanças de humor? Apesar dessas variações sejam comuns, o problema pode surgir quando ele fica muito estressado ou ansioso devido à falta de exercícios físicos, poucos estímulos mentais ou muito tempo sozinho em casa.

Quando isso acontece, os cães costumam se coçar e se lamber com maior frequência. É essa ação contínua que provoca o aumento da queda de pelos, problema que deve ser avaliado pelo médico veterinário.

Como evitar a queda de pelo do cachorro

Agora que você conhece os principais motivos da queda de pelo do cachorro, vamos apresentar algumas medidas que contribuem para evitar ou diminuir esse problema na pelagem do seu amigo de quatro patas. Confira.

Banho e tosa

O banho e tosa também é um grande aliado no combate a queda de pelo dos pets. É nesse momento que os cachorros perdem os pelos enfraquecidos ou mortos que estavam prestes a cair, impedindo que eles se espalhem pela casa e roupas dos tutores.

O profissional especializado também pode utilizar produtos adequados para o fortalecimento da pelagem do seu pet. Isso contribui para a redução da queda de pelo, princialmente se você respeitar o calendário do banho e tosa.

Escovação

A escovação é uma boa estratégia para o controle da queda de pelo do cachorro. Além de manter a pelagem desembaraçada e brilhante, essa prática também ajuda a concentrar os fios na escova e podem ser descartados de maneira adequada.

No entanto, para garantir que a quantia certa de pelos seja removida, é preciso utilizar a escova de acordo com o tipo de pelagem do seu pet. Geralmente, elas possuem cercas encurvadas e rígidas, que tornam a escovação mais prática e eficaz.

Alimentação

A alimentação equilibrada é uma peça-chave para a saúde dos pelos. É possível observar uma grande melhora no brilho, maciez e aparência da pelagem do seu amigo de quatro patas quando todas as necessidades nutricionais são supridas.

Portanto, pesquise sobre os tipos de rações e escolha aquela que melhor se adequar a raça do seu cachorro. Caso tenha alguma dúvida, consulte o veterinário em relação aos tipos e marcas que possuem as vitaminas necessárias para ter uma boa pelagem.

Protetor solar

Como vimos, a exposição excessiva ao sol pode contribuir para o aumento da queda de pelo do cachorro. Além disso, os cães de algumas raças estão mais propensos a desenvolver câncer de pele em lugares mais sensíveis como as orelhas.

Dessa maneira, é essencial que os tutores utilizem a proteção solar adequada para seu peludinho quando estiverem em locais ensolarados como parques, praias e áreas verdes. Também passeie somente quando o sol estiver mais ameno, antes das 10h e depois das 16h.

Consulte o veterinário

Se você identificar outros sintomas além da queda de pelo no seu bichinho de quatro patas, não deixe de consultar um médico veterinário. Afinal, esse profissional pode fazer uma avaliação completa do quadro e indicar o melhor tratamento.

Além disso, nesse momento, também é importante relatar com detalhes o comportamento do seu pet. Assim, o médico terá todas as informações necessárias para resolver o problema de maneira eficiente.

Conheça os serviços do Club Pet RJ 

A queda de pelo do cachorro é um problema que precisa ser analisado pelo veterinário, mas pode ser resolvido com uma simples mudança na alimentação ou medicação. 

Se o seu amigo de quatro patas tem perdido mais pelos do que o costume, vale a pena marcar uma consulta com um dos profissionais do Club Pet RJ. A equipe é formada por veterinários experientes e especializados em diversas áreas, prontos para atender seu peludinho. 

Além disso, o Club Pet RJ também oferece serviços de peluqueria para cães. Algo essencial para manter a pelagem do pet sempre bonita e saudável. 

Clique Aqui e entre em contato com a nossa equipe para agendar uma consulta ou horário na peluqueria. 

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply