Natação para cachorro: cuidados com a saúde do seu pet

Natação para cachorro: cuidados com a saúde do seu pet

Você sabia que a natação para cachorro é muito importante para a saúde de seu pet? Principalmente em casos de obesidade e tratamento fisioterapêutico.

Fazendo atividades na água, o seu peludinho sente alívio nas dores causadas por doenças que afetam músculos e ossos. Além disso, após uma cirurgia, mexer-se na água melhora o processo de readaptação de seus movimentos, aumentando significativamente a qualidade de vida do amigão de quatro patas.

Caindo na água

Natação para cachorro - Rio de Janeiro.  Cachorro preto na água.

Nadar libera serotonina no organismo, o hormônio da felicidade, deixando o seu pet feliz e muito mais saudável.

Exercícios aquáticos guiados por profissionais trazem ao cão uma melhor respiração, consequentemente, a circulação sanguínea melhora, assim como pontos de tensão musculares, o que permite ao animal de estimação um dia a dia muito mais agradável.

Cachorros que nadam são mais felizes

Se você já fez ou atualmente pratica natação sabe que essa atividade melhora não só o condicionamento físico, como também ameniza problemas respiratórios.

Para quem tem rinite, por exemplo, as braçadas na água retribuem em dias com menos espirros e dores de cabeça.

Além disso, praticar esportes libera serotonina na corrente sanguínea. A serotonina é responsável pela satisfação e felicidade do animal com o meio onde vive, assim como é com os humanos.

Serotonina em baixa

Tanto em humanos como em animais, a serotonina em baixa quantidade no corpo leva o organismo a reagir de forma melancólica, ou até mesmo agressiva, diante de situações cotidianas.

Serotonina em alta

O cão precisa de exercícios!

Se a serotonina estiver em nível satisfatório, o cérebro passa a interpretar as interações com o meio de outra maneira, com mais calma e mais felicidade. Natação para cachorro e felicidade

A natação para cachorro é um meio de inibir agentes de estresse. Nadar, além de melhorar os sistemas musculoesquelético, respiratório e circulatório do seu pet, faz com que o nível de serotonina no organismo de seu bichinho aumente.

Com o organismo trabalhando melhor, o resultado é certo: dias muito mais felizes!

A dica é tão boa que até você pode adquirir os mesmos benefícios para o seu corpo com a prática de atividades aquáticas.

Como é a natação para cachorro?

São muitos os donos de cães que têm dúvidas sobre como é uma natação para cachorro. É comum levantar essa questão, ainda mais quando o animal de estimação nunca sequer entrou em uma piscina.

Não é tão diferente do que você já sabe sobre a natação para humanos. Mas é claro que no universo canino, os profissionais têm toda uma formação e preparação que visa à organização de atividades aquáticas adaptadas à anatomia do animal, inclusive, com adequação ao porte e à raça.

As variações exploram a natação recreativa, educacional e terapêutica.

Recreação

Não é difícil ver um cão nitidamente feliz quando está em contato com a água. Além do mais, no calor o peludinho agradece, pois pode se refrescar à vontade.

Imagine que delícia poder sentir uma água fresquinha em contato com a pele por debaixo de todo aquele pelo?

Brincar na água é necessário!

Por isso é que em recintos como hotéis e creches para cachorros, as dinâmicas que envolvem água estão cada vez mais em alta.

Profissionais especializados em atividades aquáticas de recreação para cães promovem brincadeiras que tiram o bichinho da rotina.

Os resultados podem ser vistos no comportamento mais tranquilo que seu amigão de quatro patas passa a ter no dia a dia.

Aulas

As aulas têm exercícios mais específicos do que os promovidos na recreação.

O ideal é que as aulas sejam individuais, ponto este que diferencia a recreação da aula.

Na natação para cachorro há um treinamento com movimentos específicos, conforme idade, porte e raça. As atividades podem reduzir o tempo de tratamentos de fisioterapia, pois dez minutos de movimento na água são equivalentes a cerca de 30 minutos de corrida.

Hidroterapia

A hidroterapia trabalha com exercícios próprios para tratamentos que visam à recuperação e readaptação de movimentos dos cães.

Esse tratamento auxilia no crescimento saudável de filhotes que apresentem alguma deficiência em seu sistema locomotor. Já para os cães adultos, desacelera processos prejudiciais aos músculos e ossos, com grandes chances de cura.

Natação para cachorro obeso funciona?

Não é nada divertido o fato de um cão estar obeso. Por mais que muitos achem graça nisso, até mesmo considerem o fato como sinônimo de saúde, na realidade, o excesso de peso tem um impacto negativo, prejudicando ossos e comprometendo movimentos.

Além disso o sistema circulatório sofre consequências que podem levar o animal a AVCs (acidente vascular cerebral) e infartos.

A obesidade de um cão não se limita aos hábitos alimentares. Exercícios físicos permitirão o controle de seu peso de acordo com sua raça, idade e tamanho.

A natação é muito benéfica, especialmente em casos de obesidade. Os exercícios aquáticos permitem a movimentação adequada de costas, abdômen, patas e pescoço sem causar prejuízos às articulações e aos músculos.

O cão nasce sabendo nadar?

Não. O cão não nasce sabendo como nadar, tanto que há cães que ficam completamente estáticos quando colocados em uma piscina.

Isso ocorre simplesmente porque, antes de nascer, ele nunca esteve dentro de um lugar com grande volume de água.

Assim como saber onde fazer xixi, ou onde pode ou não subir, para nadar o amigão de quatro patas requer aprendizado e, principalmente, que seja de forma gradativa.

Compreender a necessidade do passo a passo é fundamental. Querer que o cão aprenda um novo hábito de uma hora para outra acabará gerando estresse ao invés de benefícios.

Natação Club Pet.  Cachorro nadando.

Natação para cachorro é sinônimo de qualidade de vida pet.

Qual o limite de idade para aprender a nadar? 

Os cães não têm limite de idade para aprender a nadar.

As limitações, na verdade, estão relacionadas à raça, que envolvem características como anatomia do focinho e tamanho dos membros, o que não significa total impedimento, mas apenas requerem um treinamento adequado para adaptação.

O Pug, por exemplo, por ter focinho achatado e pernas curtas, não apresentará a mesma desenvoltura que um Labrador tem na água.

Entretanto, a natação para cachorro obeso melhora a respiração e as articulações do cão. Os peludinhos só ganharão com a natação, tendo como resultado um dia a dia muito mais saudável, com menos dificuldade para respirar e livre de dores musculares locais causadas pelo sedentarismo.

Conheça a natação do Club Pet

No Club Petprofissionais especializados que cuidam de seu peludinho com o amor e carinho que ele merece.

As atividades aquáticas são lúdicas, envolvendo o cão em brincadeiras que fazem da aula pura diversão.

As aulas de natação para cachorro são individuais, adaptadas às necessidades de seu cão, ao porte e à raça.

Além disso, a piscina é coberta e sem cloro. Secamos os cães logo após saírem da piscina, mas se preferir, damos um banho caprichado no seu amigão. Então, mesmo nos dias de chuva e frio ele pode fazer aula.

Além de exercitado, ele volta todo cheiroso para casa.

Entre em contato com a nossa equipe e aproveite para trazer o amigão de quatro patas para conhecer o local.

Estamos esperando por vocês!

Um grande abraço da Equipe Club Pet!

 

Outras Matérias

Leave a Reply