Durante a quarentena, o seu peludinho passou todo o tempo desfrutando da sua companhia, atenção e petiscos extras. Mas à medida que a rotina do pós-pandemia começar, tudo isso vai mudar.
Você provavelmente terá que voltar ao trabalho e o seu pet vai sentir a sua falta. Nesse momento, é importante adotar algumas estratégias para reduzir o estresse e a ansiedade que o seu bichinho de estimação pode sentir por causa da separação.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas para preparar o seu pet para essa transição. Aprenda como criar uma nova rotina para o seu bichinho de estimação, cheia de brincadeiras e diversão.
Crie uma rotina pós-pandemia para o seu pet
Durante a quarentena é comum que os horários do seu peludinho tenha mudado. Isso sem falar que ele está acostumado a ter você por perto o dia inteiro. Mas com o retorno ao trabalho se aproximando, é preciso adaptar o pet a uma nova rotina, sem você em casa.
Essa é uma atitude importante, pois irá ajudar o seu peludinho a lidar melhor com a mudança e a reduzir a ansiedade da separação entre vocês. Para começar é bem simples, repita os horários das refeições e passeios do seu pet e também defina uma hora específica para ele ir dormir.
Outra dica legal é oferecer um petisco ou brinquedo para o seu pet quando você sair de casa. Assim, ele irá associar sua partida como algo positivo e não vai sofrer tanto com a separação.
Planeje brincadeiras
Planejar brincadeiras com o seu pet todos os dias é uma boa estratégia para que ele não sinta tanto a mudança no pós-pandemia. Nesse momento de interação, você deve reforçar positivamente o comportamento que espera dele enquanto ele estiver sozinho em casa.
Levar o pet para passear ou jogar com um dos brinquedos dele antes de sair para trabalhar é outra estratégia para acalmar o seu amigo de quatro patas. Depois desse tipo de atividade, eles costumam relaxar e até dormir, momento em que você pode aproveitar para sair.
Ah, lembre-se que sempre utilizar petiscos e fazer elogios verbais durante as brincadeiras. Além de recompensadores, esse tipo de estímulo contribui para aliviar o estresse do pet e criar um vínculo maior entre vocês.
Caminhe diariamente com o pet
A caminhada ao ar livre é outra atividade que pode ser incluída na rotina do seu pet. Essa saída vai fazer bem para o seu amigo de quatro patas e para você também. Afinal, nesse momento vocês poderão desestressar um pouco e aproveitar a companhia um do outro.
Mas é claro, não esqueça dos cuidados com a saúde desse período pós-pandemia. Se possível, saia de máscara e evite lugares com muitas pessoas. Além disso, ao voltar da caminhada, higienize as patinhas do seu pet e a coleira dele também.
Programe momentos de isolamento
Nem sempre o seu pet terá sua companhia e ele precisa entender isso, especialmente no período pós-pandemia. Para que ele possa se acostumar a ficar sozinho, experimente deixá-lo isolado e sem qualquer tipo de interação em um ambiente durante um período da manhã e outro a tarde.
Mas, antes disso, certifique-se de que o ambiente está preparado, com tudo que o seu pet necessita. Além de água e comida, esse espaço precisa ter:
- Lugar para o pet descansar;
- Espaço para que ele possa fazer suas necessidades;
- Brinquedos;
- Petiscos.
Quanto mais enriquecido o ambiente estiver, melhores serão os resultados que você pode conquistar. Afinal, o seu peludinho vai estar entretido por mais tempo e não sentirá tanto a sua falta quando você voltar ao trabalho.
Mantenha o pet entretido
Manter o pet entretido é a chave para que ele se adapte à nova rotina. Assim, além de ser exercitado antes de você sair para o trabalho, o seu bichinho de estimação também deve ter atividades para fazer durante o dia.
Quando estão entediados, os pets podem começar a ganir, latir ou até mastigar e arranhar os móveis em casa. Para evitar que isso aconteça, deixe alguns brinquedos para roer ou que sejam recheados com guloseimas para que o seu amigo de quatro patas possa brincar ao longo do dia.
Alguns adestradores recomendam o uso de aromas para entreter os pets. Nesse caso, para entreter o seu pet, você pode deixar um pouco de canela, gengibre seco ou outro cheiro de comida não tóxico pela casa para que ele fique ocupado farejando.
Prepare o seu pet para as suas saídas
É provável que o seu amigo de quatro patas entenda que a sua presença em casa é algo normal. Por isso, ele pode sentir muito a sua falta ou ficar ansioso quando você voltar a rotina de trabalho pós-pandemia. Para evitar que isso aconteça acostume o pet com as suas saídas de casa.
Um truque bacana é sair um pouco e esperar alguns minutos para voltar. Ao voltar para casa, elogie positivamente o peludinho e demonstre que está tudo bem. Se durante a saída você perceber que ele fica muito agitado, ligue a TV ou rádio, pois esses sons podem acalmá-lo.
Reserve um dia na creche para cachorro
A creche é o lugar perfeito para evitar a tristeza do seu pet e estimular a socialização. Neste espaço, ele pode fazer exercícios, brincar com outros animais, aprender novos truques e ficar entretido enquanto você está trabalhando.
O seu bichinho de estimação vai adorar brincar com outros pets de tamanho e personalidade semelhantes. E você, ficará tranquilo sabendo que eles estão sob a responsabilidade de profissionais altamente treinados, recebendo a atenção que precisam para manter a saúde física e mental.
Cada pet é avaliado pelos profissionais para garantir que se sintam confortáveis durante a sua estadia na creche para cachorro. Em um ambiente seguro e limpo, os pets voltam para casa felizes e relaxados.
Conheça o Day Care do Club Pet
No Day Care do Club Pet, o seu amigo de quatro patas vai curtir um dia inteiro de pura diversão.
Durante a estadia, o seu peludinho vai brincar com outros cães do mesmo porte e nível de energia. Eles ficam soltos 100% do tempo e passam o dia fazendo atividades com nossa equipe de monitores.
Assim, ao invés do pet passar o dia sozinho em casa e com saudades de você, ele estará mais feliz e gastando sua energia na creche.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente, esclareça suas dúvidas e traga o seu amigo de quatro patas!