Vacina para gatos: descubra quais são as principais

Vacina para gatos: descubra quais são as principais

Desde as primeiras semanas de vida até a velhice, é importante manter o calendário de vacina para gatos em dia

Essa é a melhor forma de prevenir e evitar doenças virais e bacterianas que, em alguns casos, podem ser fatais.

Descubra quais são as principais vacinas que o seu felino precisa tomar e um calendário completo com as vacinas que ele deve tomar em cada fase. 

Importância da vacina para gatos

A vacina para gatos é a melhor e mais efetiva forma de prevenir doenças nos felinos e mantê-los saudáveis. Ela introduz ao sistema imunológico do pet uma forma comprometida de um patógeno, que pode ser um vírus ou bactérias.

Quando o microrganismo entra em contato com o sistema imunológico do bichano, ele é estimulado a reconhecer os agentes patógenos. Assim, ele identifica e impede a transmissão da doença pelo vírus ou bactéria.

Dessa forma, se o seu gato entrar em contato com um determinado patógeno ativo, o sistema imunológico dele estará preparado para reconhecê-lo e combatê-lo. Mas os benefícios das vacinas não se limitam a isso, elas também:

  • Protegem os gatos de determinadas doenças; 
  • Impedem que o patógeno seja transmitido para outras espécies;
  • Protege os tutores e a família de doenças.

calendário de vacina para gatos

Principais vacinas para gatos

Para manter o seu gatinho saudável e desfrutar da sua companhia por muitos anos, é importante que ele tome as vacinas corretamente. Caso contrário, ele ficará suscetível a contrair doenças graves que, em alguns casos, podem deixar sequelas permanentes ou até levar a morte do seu amigo de quatro patas.

Pensando na importância das vacinas, conheça abaixo quais são as principais delas:

Polivalente

A vacina para gatos polivalente é a primeira que deve ser tomada. Com apenas uma dose, é possível proteger o felino de várias doenças, sendo imprescindível para a saúde e bem-estar do seu pet.

Embora seja conhecida como polivalente, ela é dividida em três versões. O número de cada uma delas, indica a quantidade de antígenos que ela possui, confira:

  • V3 ou vacina tríplice: protege o gato contra a rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia; 
  • V4 ou vacina quádrupla: protege contra as doenças acima e da clamidiose;  
  • V5 ou vacina quíntupla: protege contra as doenças acima e da leucemia felina.

Essa vacina é tão importante para a saúde do seu gatinho que é o primeiro item que o veterinário verifica ao analisar o calendário de vacinas do pet. Vale lembrar que o número das doses varia de acordo com a idade do felino.

Antirrábica

Embora seja eficaz contra muitas doenças, a vacina polivalente não é suficiente para manter a saúde do seu pet. A antirrábica também não pode faltar na carteira de vacinação do seu bichano, pois o protege contra a raiva.

Apesar de ser rara, essa doença tem uma taxa de mortalidade de quase 100% entre os pets. Segundo os veterinários, o ideal é que a antirrábica seja aplicada quando o gato está com 12 semanas de vida ou depois da última dose da polivalente.

Além de proteger o seu pet, a antirrábica também pode significar uma proteção extra para a sua família. Isso ocorre porque a raiva é uma zoonose que pode contaminar os humanos. Por isso, é importante que a carteirinha do bichano esteja em dias.

Outras vacinas para gatos

A polivalente e a antirrábica devem ser aplicadas em todos os bichanos, independente da idade ou perfil. Contudo, dependendo do comportamento e local em que vivem, alguns pets podem precisar de outro tipo de vacina para gatos.

Os gatos que passeiam na rua, por exemplo, estão mais suscetíveis a contrair doenças. Nesses casos, o especialista analisa o caso e apresenta aos tutores suas recomendações para preservar a saúde e bem-estar do seu bichano.

Além disso, os tutores que planejam viajar, também devem levar os gatos à clínica veterinária e consultar as medidas necessárias para o translado seguro do seu pet. Afinal, alguns locais têm protocolos de saúde diferentes e exigem outras vacinas.

Calendário de vacinação para gatos

Mais do que conhecer as principais vacinas e a importância delas para a saúde do seu pet, é fundamental que você fique atento ao calendário de vacinação para gatos. Desse modo, você pode mantê-lo protegido e ainda contribui para que o veterinário acompanhe melhor seu bichano.

Mesmo que o seu gato não saia de casa com frequência, ele pode ser infectado por agentes patógenos de diversas formas. Eles podem ser transportados pelas suas roupas, calçados e até pelo contato com outros animais, por exemplo.

De acordo com os veterinários, o recomendado é que a vacina para gatos comece a ser ministrada a partir dos dois meses de vida. A partir disso, o pet deverá seguir esse calendário de vacinas:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina polivalente;
  • 90 dias de vida: 2ª dose da vacina polivalente;
  • 120 dias de vida: 3ª dose da vacina polivalente;
  • 1 semana depois da última dose: vacina antirrábica.

Vale lembrar que, antes de tomar a primeira dose, os tutores devem evitar que o felino entre em contato com pets que não estejam com as vacinas em dia.

Essa é uma medida eficaz para evitar que o gato seja invadido por patógenos, especialmente antes que seu sistema imunológico esteja preparado para combatê-lo.

Percebeu o quanto manter a vacinação em dia é importante para a saúde do seu pet? No entanto, apesar delas ajudarem na prevenção de várias doenças, o ideal é que você consulte um veterinário.

Esse profissional poderá elaborar um calendário de vacinas específico para o seu gato, com base no seu estilo de vida e nas características dele. Desse modo, você pode cuidar melhor do da saúde e bem-estar do seu bichano.

vacina para gatos com veterinario

Conheça a clínica veterinária do Club Pet RJ 

Para cuidar da saúde do seu bichano, conheça os serviços da clínica veterinária do Club Pet RJ

Aplicamos as principais vacinas para gato e ainda contamos com uma equipe de veterinários capacitados, prontos para atender o seu gatinho com todo amor e carinho que ele merece. 

Na clínica, ainda oferecemos atendimento em diversas especialidades como dermatologia e homeopatia. Para garantir uma maior comodidade, atendemos com horário marcado. 

Entre em contato com a gente e marque um horário para o seu pet. 

 

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply