Higiene canina: da casa ao banho e tosa

Higiene canina: da casa ao banho e tosa

Os cuidados com a higiene canina, seja em nosso lar ou no serviço de banho e tosa, devem fazer parte dos hábitos comuns de qualquer pessoa que tenha um amigão de quatro patas em casa.

Mas será que os cuidados domésticos estão dando conta da saúde da pele e dos pelos de seu cão?

Para esclarecer dúvidas sobre banhos, assim como deve ser feita a manutenção dos pelos de seu pet, trouxemos neste artigo algumas informações importantes para manter a pele e a pelagem de seu animal de estimação com ótima vitalidade.

cachorro-no-banho

Um serviço de banho e tosa de qualidade garante a saúde da pele e dos pelos de seu cão.

Banho: rotina essencial para a higiene canina

O banho dado em seu cão é um momento especial, então para que tudo sempre corra bem, o ideal é acostumá-lo desde filhote. Isso será benéfico não só para a higiene canina como também para o organismo do animal, que passará a reagir naturalmente à água durante seu crescimento.

É claro que existem algumas espécies de cães resistentes a uma ducha, ou mesmo uma banheira. Afinal de contas o cachorro não entende, como nós humanos, o que é um banho.

Então os cães que têm medo, na verdade se sentem acuados por se verem em uma situação de limitação de seus movimentos por estarem em contato inesperado com a água.

A importância do banho

Manter os pelos do cachorro sempre limpos, inclusive a sua pele, evita que fungos parasitem o seu animal de estimação, o que pode causar, na pior das hipóteses, uma alopecia canina.

Alopecia é o termo científico para calvície, uma condição que afeta tanto humanos como animais.

A alopecia canina decorrente de fungos pode ser tanto por causa de um acúmulo de sujeira do dia a dia na pele, como também por causa da umidade que fica entre os pelos depois de um banho.

Sujeira e umidade são ambientes ideais para fungos, que se proliferam se forem negligenciados. 

Entretanto, casos mais graves, como uma alopecia, são facilmente visíveis a olho nu, pois os tufos de pelos que caem são muitos, deixando falhas na pelagem do cachorro.

Dessa maneira, basta que um veterinário diagnostique a causa da queda, para que assim um tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

Se no lugar de uma simples queda, houver uma perda de pelos, então a área com falhas no corpo do cão permanecerá calva de forma perene, ou seja, os pelos não voltarão a nascer mais.

Isso ocorre porque o ponto de nascimento do pelo, o folículo piloso, foi desativado enquanto o cachorro era parasitado por fungos

Quando o banho não pode ser adiado

Cuidar da higiene canina é saber quando um banho deve ser dado, sem procrastinação.

Caso seu pet chegue muito sujo de um passeio, com terra ou lama acumulada nos pelos, água salgada e areia da praia, um banho é mais do que necessário, pois tanto o barro quanto o sal presente na água e areia da praia são prejudiciais para o animal.

O barro não lavado danifica os pelos, assim eles ficam quebradiços e se arrebentam, restando como solução apenas a tosa.

O mesmo pode ocorrer se, ao chegar da praia, o cachorro não receber um bom banho. O sal, assim como o barro, faz com que os pelos se encham de nós, sendo praticamente impossível desembaraçá-los.

Sobretudo, a pele sob os pelos deve estar limpa e seca, para que os folículos pilosos, responsáveis pelo crescimento dos pelos, possam ter acesso sem barreiras ao ar e, dessa maneira, trabalharem de forma mais saudável.

cachorro-sujo-de-terra

Se seu pet brincou na terra, é fundamental que ele ganhe um banho completo, assim a higiene canina é mantida, garantindo saúde para a pele e pelos de seu amigão de quatro patas.

O que usar no banho doméstico?

Antes de mais nada, verifique se você tem os utensílios necessários e está por dentro das condições ideais para lavar seu cachorro. Confira a lista a seguir:

  • Xampu canino com PH neutro
  • Tapete antiderrapante
  • Água morna, não quente
  • Janelas e portas fechadas, caso o pet queira fugir do banho
  • Converse com seu pet para acalmá-lo
  • Ambiente fechado com aquecedor no frio
  • Jato do chuveiro em força mínima para não assustar
  • Aplique o xampu só depois de ter molhado todo o pelo
  • Aproveite para massagear seu pet, nas costas, na barriga, coxas e patas
  • Enxague a pelagem muito bem, até se certificar de que não ficou nenhum resíduo de xampu
  • Para a secagem, use uma toalha limpa e seca. Se necessário, use uma segunda toalha, também igualmente limpa e seca, sem se esquecer de nenhuma parte do corpo
  • Para garantir que o peludinho fique sem umidade no corpo, use um secador de cabelos, mas não em velocidade alta para não assustá-lo, nem em temperatura máxima, pois o calor agride pelos e pele

Acúmulo de sujeira e umidade

Para manter a higiene canina em dia é necessário saber o que acontece com a pele do seu pet quando se acumulam sujeiras do dia a dia, como o pó doméstico e a poluição.

Essa sujeira, primeiro chega aos pelos, mas depois, ao alcançar a pele, fixa-se ali e impede a respiração dos folículos pilosos. Consequentemente, os folículos não terão força para atuar no crescimento dos pelos, que então se enfraquecem e caem.

Quanto à umidade, ela pode ser decorrente de um banho em que os pelos do cão não foram devidamente secos, proporcionando um ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos.

Alguns fungos chegam a causar inflamações na pele do cachorro, então o pus das inflamações, assim como a sujeira, entope os poros da pele, dessa forma impedindo que os folículos pilosos exerçam seu trabalho.

Em casos mais graves, os fungos causam feridas que além de constante coceira, também trazem dor ao animal. Se as feridas danificarem a pele de maneira mais severa, consequentemente lesionam os folículos pilosos, por fim os desativando.

Logo, não há mais como nascerem pelos no local afetado.

Cachorro com mau cheiro  

Em um certo dia seu cão teve um cheiro forte e desagradável, parecia até que a higiene canina passava bem longe do bichinho.

Você inclusive chegou a pensar que seria alguma doença. Até houve visita ao veterinário na ocasião.

Mas será que a causa do mau cheiro tinha sido identificada corretamente?

Se o cheiro apareceu de repente, um odor que nunca houve antes, seu cão pode ter rolado em fezes, esterco, ou mesmo em lixo doméstico durante o passeio na rua. Às vezes, uma escapadinha de dois minutinhos é o suficiente para o peludinho ir rolar onde não deveria.

Outro fator que interfere no odor são os pelos. Deve ser dada especial atenção a cães de pelos longos, principalmente se estão embaraçados.

Quando há nós nos pelos, provavelmente, eles estão por todo corpo do cachorro. Isso porque há tempos o pet recebe apenas banhos domésticos. Nesse ínterim, na hora de secá-lo, pentear os pelos é a parte mais difícil, desse modo, grande parte da pelagem fica embaraçada.

Então o melhor a ser feito é levar o peludinho para um serviço profissional de banho e tosa.

Lembre-se de que se houve umidade por longo tempo nos pelos cheios de nós, a possibilidade de aparecerem fungos é grande.

cachorro-banho-e-tosa

Quando seu pet estiver precisando de cuidados especiais com os pelos, conte com serviços especializados de banho, tosa e peluqueria. O resultado vai além da beleza, pois também se trata de manter a saúde do cão em dia.

 

Levar o cachorro ao banho e tosa

A correria do dia a dia é o principal motivo que leva os donos de animais de estimação a levá-los ao serviço de banho e tosa.

Mas também há os casos em que o banho caseiro não é o suficiente para deixar a higiene canina 100% em ordem. Principalmente quando se trata de cães com pelos longos, que são difíceis de lavar completamente, de secar e, por fim, pentear.

Cães de pelos longos requerem grande cuidado. Caso contrário, têm seus pelos todos danificados, então mesmo depois de um banho, o seu aspecto acaba ficando como o de um cão que está sem banho há tempos.

Essa aparência é resultado de nós nos pelos, resíduos de xampu e um banho que não conseguiu, de fato, lavar o cachorro completamente.

Em um serviço de banho e tosa, desde que seja com profissionais qualificados, seu pet terá o banho que merece, ficará totalmente limpinho, cheiroso, será totalmente seco e, além de tudo, terá seu pelo todo escovado.

Simplesmente ficará deslumbrante!

Conheça a Peluqueria Club Pet

No Club Pet, além de serviços de hospedagem e Day Care, você também pode contar com nossa Peluqueria, que atende não só cães, mas gatos também.

Você pode assistir ao banho de seu animal de estimação e, além disso, os cães não têm de esperar em gaiolas.

Caso seu peludinho tenha medo de banho, é só dar uma boa dose de diversão a ele, com brincadeiras durante o dia, interagindo com outros cães e, dessa forma, deixando-o tranquilo.

Entre em contato para tirar suas dúvidas e aproveite para agendar uma visita para nos conhecer.

Um grande abraço da Equipe Club Pet!

Outras Matérias