7 incríveis benefícios dos exercícios físicos para o pet

7 incríveis benefícios dos exercícios físicos para o pet

Cães e gatos têm uma energia incrível e que precisa ser gasta em algum lugar. A prática de exercícios físicos para o pet é a melhor forma de manter o seu peludinho feliz  e saudável. Também é uma ótima oportunidade para compartilhar momentos agradáveis com o seu pet. 

Mas as vantagens de incluir exercícios na rotina do seu pet não param por aí. Para convencer estimular você a mudar a rotina do seu peludinho, selecionamos mais benefícios que as brincadeiras podem trazer para o seu pet. 

 

Exercício combate a ansiedade

Nada melhor do que uma aula de spinning para aliviar o estresse no final do dia, não acha? Essa sensação de bem-estar é provocada pela liberação de endorfina, o hormônio da felicidade, no nosso corpo. Isso também ocorre quando incluímos exercícios físicos para o pet.

Além de diminuir a ansiedade do seu companheiro de quatro patas, os exercícios permitem que eles fiquem mais ativos e com o peso ideal. No caso dos filhotes, essa prática evita que eles destruam os sofás e sapatos.

De acordo com veterinários, a falta de exercícios e estimulação mental influi negativamente no comportamento do seu pet. Isso pode incluir desde a busca constante por atenção até o aumento da agressividade.

Mais atividade, menos envelhecimento

É inevitável sentir um misto de alegria e tristeza quando o nosso pet completa aniversário, pois com isso vem a preocupação com o bem-estar do bichinho de quatro patas. A quantidade adequada de exercícios físicos por contribuir para a qualidade de vida dele.

A prática de atividade física ajuda a manter o corpo e mente do seu pet ativos, além de diminuir os riscos de doenças relacionadas à idade. Para tanto, é fundamental seguir as indicações de especialistas para evitar lesões ou problemas de saúde.

Com base nas características e necessidades do seu pet, o veterinário pode indicar não só a atividade física ideal para ele, como também a quantidade e frequência dos exercícios. Isso garante a eficácia dessa prática e promove melhores benefícios.

Estimula a socialização

Aprender a se comportar em situações sociais também é importante para o seu peludinho. Isso permite que ele se torne um cão adulto amigável, que sabe lidar bem com outros animais, pessoas e ambientes diferentes. E, a inclusão de exercícios físicos para o pet é uma boa forma de obter isso.

O ideal é que você tanto a prática de atividade física, quanto o convívio com outros animais sejam feitas aos poucos. Assim, o pet pode se adaptar melhor e não ficará nervoso, ansioso ou estressado com uma mudança brusca na sua rotina.

Uma simples brincadeira animada no parque canino pode ser uma boa forma de incluir a prática de atividade física. Nesses espaços, o pet pode se relacionar com outros cachorros e fazer exercícios aeróbicos, que ajudam a manter o peso e fortalecer os músculos.

Exercícios físicos para o pet fortalecem as articulações

Quando realizados de forma adequada, os exercícios físicos podem contribuir para que as articulações permaneçam fortes e saudáveis. Além de evitar o excesso de peso, esse tipo de atividade garante que elas fiquem bem lubrificadas, algo fundamental especialmente para cães idosos.

De acordo com os veterinários, o estilo de vida sedentário em pets pode se tão perigoso como o tabagismo para os humanos. Esse é um problema que pode ser facilmente evitado com a prática regular de atividades físicas.

No entanto, se o seu amigo peludinho tem problemas nos ossos ou articulações, é importante que você consulte o veterinário. Ele pode indicar quais são as atividades ideais para ele, ou seja, que podem promover melhores resultados sem prejudicar a saúde do pet.

benefícios dos exercícios físicos para o pet

Fortalecem seu vínculo com o pet

A prática regular de exercícios físicos para o pet não diminui apenas o peso dele, como também contribui para o fortalecimento do vínculo de vocês. Isso acontece porque esse tipo de atividade é dinâmica e bastante envolvente.

Uma dica bacana é investir em exercícios que possam ser realizados pelos dois ao mesmo tempo como corridas. Isso faz com que você tenha um verdadeiro parceiro de treino, aquele que nunca vai cancelar ou reclamar por levantar cedo.

Alguns lugares oferecem exercícios personalizados para pets e seus tutores. Neles, os profissionais avaliam o condicionamento de ambos e indicam atividades que realmente promovem benefícios como a melhora do equilíbrio e do peso.

Fornece estímulo mental

Uma boa rotina de treino não fortalece apenas o corpo, como também é um estímulo mental valioso. Para explorar esse tipo de benefício é preciso investir em exercícios criativos e interativos, que façam com que o seu amigo peludinho pense bastante para realizá-los.

Alguns tutores não ensinam truques aos seus pets quando são filhotes. Com isso, é comum que eles fiquem entediados, estressados, ansiosos e desenvolvam comportamentos destrutivos.

Para evitar que isso aconteça, é importante incluir a prática de exercícios físicos e diversos jogos enriquecedores como o flyball. Além disso, os tutores que não têm muito tempo, podem contratar os serviços de uma creche para cachorro. Nelas, o seu amigo de quatro patas pode brincar e aprender novos truques enquanto se diverte.

Exercícios estimulam a obediência

Outro motivo para incluir exercícios físicos para o pet é que eles ajudam a estimular a obediência. Assim, se você deseja que o amigo peludinho fique sempre bem-comportado, investir em uma atividade criativa pode ser a chave.

Treinos criativos e jogos criativos permitem que o pet brinque e alivie o estresse de maneira eficiente. Além disso, ao aprender novos truques, o seu pet começa a desenvolver um comportamento mais obediente em qualquer situação.

Conheça a creche para cachorro do Club Pet RJ

Que tal incluir mais exercícios físicos na rotina do seu pet? Uma ótima alternativa para ele gastar a energia e se divertir bastante é a creche para cachorro do Club Pet RJ

Na creche o seu amigo de 4 patas vai curtir um dia de atividades divertidas e se exercitar bastante. As brincadeiras são realizadas por monitores capacitados e preparados para cuidar do seu pet com todo carinho. O seu peludinho também vai brincar com vários outros cães.

Entre em contato conosco e agende um horário para o seu amigo! Vai ser pura diversão. 

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply