5 razões para investir na natação para cachorro

5 razões para investir na natação para cachorro

O calor do verão é motivo suficiente para o seu amigo de 4 patas dar um mergulho na piscina. A natação para cachorro é uma ótima pedida para ele se refrescar e também gastar energia e aumentar a sensação de bem-estar. 

Afinal, nadar é uma atividade de baixo impacto que exercita vários músculos ao mesmo tempo e é bem divertido. Quer saber mais? Confira neste artigo 5 vantagens da natação para cães e mais informações sobre a prática. 

 

Natação para cachorro melhora a saúde

Sabia que a natação para cachorro é considerada uma das atividades físicas mais completas para o pet? Para você ter uma ideia, um minuto dentro da piscina equivale a quatro minutos de corrida, além de impactar diretamente na saúde geral do cão.

Os peludinhos que praticam natação como principal atividade física, podem ter uma melhora considerável na saúde. Entre os benefícios desse exercício, destacam-se:

  • Fortalecimento do coração;
  • Fortalecimento dos pulmões;
  • Diminuição de inflamações;
  • Aumento do metabolismo;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora da aparência da pele e pelos.

Além disso, ao mover os membros contra a água, o seu pet também pode apresentar melhora do tônus e força muscular. Esses benefícios contribuem para que o seu companheiro de quatro patas fique saudável e feliz por mais tempo.

Baixo impacto

A natação é uma atividade de baixo impacto. Isso significa que ela não causa concussão e permite que o seu pet aproveite todos os benefícios do exercício sem provocar danos nas articulações e tendões. Isso acontece devido a densidade da água, que suporta parte do peso do cachorro.

Ao ser “sustentado” pela água, o sistema esquelético do pet é aliviado do estresse, geralmente causado durante atividades físicas em terra como corridas. Além disso, a natação permite que os cães se movam de maneira diferente, o que melhora a amplitude dos movimentos.

Esse tipo de vantagem faz com que a natação seja indicada para cães com distúrbios nas articulações, como displasia ou artrite. Além disso, ele também pode melhorar a reabilitação de filhotes e pets que estão se recuperando de lesões neurológicas e ortopédicas.

Alivia o estresse do pet

Assim como os humanos, os pets também precisam de diversão, brincadeiras e atividades variadas que promovam o bem-estar físico e mental. A natação para cachorro é uma boa pedida para aliviar o estresse e mantê-lo alerta e feliz.

Essa atividade física permite que o peludinho se exercite com liberdade, algo fundamental para os cães que ficam bastante tempo em casa. Assim, ele pode liberar a energia reprimida e aliviar o estresse acumulado.

Além disso, após a natação, é provável que o seu cão fique feliz e cansado. Dessa forma, ele vai voltar para casa com vontade de dormir e restaurar as energias com uma boa noite de sono.

Ajuda no alívio da dor

A natação também pode ser uma grande aliada no alívio da dor. Os exercícios realizado em água morna tem grande poder terapêutico para os pets, podendo oferecer uma série de benefícios como:

  • Auxilia no processo de recuperação;
  • Fortalece as articulações;
  • Facilita a circulação sanguínea;
  • Fortalece os músculos.

A água quente não só alivia a dor, como também ajuda a aquecer os músculos rapidamente. Isso provoca a redução do risco de novas lesões e o bem-estar físico dos pets

Agora, se você mora em uma região quente, vários estabelecimentos possuem piscinas aquecidas usadas para a recuperação dos animais. Ao fazer uma pesquisa, você vai encontrar a melhor opção para o seu pet.

vantagens da natação para cachorro

Natação para cachorro contribui para o controle do peso

Seu pet sofre com excesso de peso? A natação para cachorro pode ajudar a mantê-lo em forma. Afinal, o exercício contribui para o fortalecimento dos músculos e perda de gordura, sem sobrecarregar as articulações.

Como a água suporta a maior parte do peso do pet, os filhotes com excesso de peso podem queimar calorias e melhorar a taxa metabólica. Isso sem provocar lesões ou maiores danos à saúde do peludinho.

No entanto, vale lembrar que o ideal é que o exercício seja combinado com uma dieta balanceada. Caso contrário, pode ser difícil obter os resultados desejados e o bem-estar do pet.

Indicações da natação para cachorro

Basicamente, qualquer cão pode praticar sessões de natação, desde que elas sejam realizadas por um profissional. Durante a prática desse exercício, todos os grupos musculares do pet são trabalhados, mas sem impacto nas articulações.

Dessa forma, se o seu amigo peludinho sofre com problemas nos joelhos e quadril, como artrite ou displasia, ele não terá complicações. Nesses casos, é importante consultar um profissional para indicar os melhores exercícios para o pet.

Assim, se levar o seu pet para passear for difícil, pesquise sobre aulas de natação para cães na sua cidade. Elas são excelente alternativas de exercício, pois 15 minutos de prática equivalem a uma caminhada de 3 quilômetros.

Se o cachorro não souber nadar?

Algumas raças se adaptam melhor a natação para cachorro do que outras, como os labradores e poodles. Por outro lado, cães como pugs e corgis podem ter mais dificuldade na prática desse exercício.

No entanto, independente da raça do seu pet, é normal que eles fiquem hesitantes e temerosos ao entrar na água pela primeira vez. Por isso, é importante escolher um estabelecimento com profissionais capacitados para lidar com qualquer cachorro.

Várias piscinas para cães oferecem algumas lições introdutórias. Elas ajudam o seu amigo peludinho a se sentir confortável dentro da água, independente da raça ou da sua experiência com essa atividade física.

Posso ensinar meu cachorro a nadar sozinho?

Apesar de ser possível ensinar seu cachorro a nadar sozinho, existem algumas armadilhas que apenas um treinador profissional é capaz de superar. Assim, você tem a certeza de que o seu pet estará seguro durante a prática do exercício.

Durante a fase de aprendizagem, o seu pet pode ter problemas na água, que podem ser superados com facilidade por um monitor preparado. Ele pode ensiná-lo a remar, flutuar, mergulhar e diminuir o risco de afogamento.

Também é preciso ter em mente que a piscina da sua casa foi construída para pessoas, isso significa que ela não tem um lugar para o pet descansar ou para sair sozinho dela. Diferente das piscinas caninas de centros aquáticos, que foram construídas exclusivamente para eles.

Além disso, ensinar o seu pet a nadar requer investimento em equipamentos de segurança. Diferente das aulas de natação de cães, que tem um excelente custo-benefício e recursos como:

  • Aulas de natação de qualidade;
  • Coletes salva-vidas;
  • Brinquedos flutuantes;
  • Equipamentos de treinamento.

Aulas de natação para cães do Club Pet RJ

Nadar é um dos melhores e mais divertidos exercícios para o seu amigo de 4 patas. Agora que você conhece todos os benefícios dessa prática, que tal inscrevê-lo nas aulas de natação para cães do Club Pet RJ? 

As aulas são lúdicas e feitas com a orientação de um monitor bem treinado. O seu cão irá nadar em uma piscina em ambiente fechado, sem muito cloro e com toda a estrutura para deixá-lo confortável. 

É uma ótima forma dele se exercitar ou até se recuperar de alguma cirurgia ou problema de saúde. Quer saber mais? Entre em contato conosco e saiba mais!

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply