Guia completo sobre tosa de cachorro

Guia completo sobre tosa de cachorro

A tosa de cachorro não serve apenas para deixar o seu peludinho lindo, mas para garantir a saúde e bem-estar dele. Isso porque, esse procedimento evita a proliferação de fungos e doenças no seu pet. 

Mas isso não é tudo! Acompanhe nosso artigo e descubra mais benefícios que a tosa oferece para o seu pet. Também saiba mais sobre a frequência ideal e como escolher o melhor lugar para tosar o seu amigo de quatro patas. 

Qual é a importância da tosa de cachorro?

Assim como acontece com nossos cabelos, os pelos dos pets também precisam ser higienizados e cortados. Para o seu bichinho de estimação, a tosa de cachorro regular ajuda a manter a pelagem brilhante e bonita.

Por outro lado, para os cães com pelagem longa, fazer as tosas no verão é uma forma de refrescá-los e garantir o seu bem-estar. Mas é preciso que os tutores dessas raças fiquem atentos, pois nem todas as pelagens podem ser tosadas.

Outro tipo de tosa que merece destaque é a chamada tosa higiênica. Importante para todos os cachorros, ela ajuda a manter o pet confortável, limpo e ainda diminui os riscos de doenças.

Quais são os principais tipos de tosa?

Existem diversas técnicas e tipos de tosa para cães. Com tanta variedade, é comum que as nomenclaturas também mudem de acordo com as tendências e os estabelecimentos que fazem esse serviço.

No entanto, as tosas de cães podem ser classificadas segundo o instrumento utilizado para realizá-las. Nesse sentido, podemos dizer que existem duas formas de tosar o seu pet:

  • Na máquina: barato, esse instrumento é usado nas tosas bebê e higiênica;
  • Na tesoura: também conhecido como trimming, é ideal para todas as raças de cães.

Apesar de geralmente terem um preço mais alto, as tosas feitas com tesoura também são uma boa alternativa para os pets que ficam assustados com o barulho da máquina.

Importância da tosa de cachorro

Todos os cães precisam ser tosados?

Depende do tipo de tosa. No caso das tosas higiênicas, por exemplo, são recomendadas para todos os cães e imprescindível para aqueles de pelo longo, como:

  • Maltês;
  • Ihasa apso;
  • Shih-tzu;
  • Golden Retriever.

Por outro lado, a tosa tradicional dos pelos é indicada para todos os cães. Essa tosa de cachorro também ajuda a manter a temperatura corporal dos pets de pelagem dupla estável.

Nesses casos, o ideal é fazer a tosa nas pontas com a tesoura apropriada. Entre as raças que não podem ser tosadas na máquina destacam-se:

  • Husky siberiano;
  • Samoieda;
  • Chow-chow.

Qual é a frequência ideal para as tosas?

Afinal, com que frequência devo levar meu pet para a tosa? O recomendado é que tosas higiênicas sejam feitas pelo menos uma vez por mês, especialmente nos cães com pelagem longa.

A frequência das tosas do restante dos pelos varia de acordo com as características do seu bichinho de estimação e com o seu estilo de vida. No entanto, quanto maior for o pelo do cachorro, menor deve ser o intervalo entre as tosas.

É importante lembrar que, além das tosas, os cães de pelo longo devem ser escovados com frequência. Aliás, recomenda-se que esse processo seja feito pelo menos duas vezes por semana para evitar os nós dos pelos.

Como escolher o local ideal para banho e tosa?

O banho e tosa de cachorro são fundamentais para o bem-estar do seu pet. O cuidado com a pelagem garante que ela fique limpa, saudável e livre de nós por mais tempo.

Nesse sentido, é importante que você opte por um local de qualidade, que ofereça os melhores serviços para o seu amigo de quatro patas. Pensando nisso, confira algumas dicas para não errar na sua escolha:

Pesquise referências

Pergunte aos seus amigos e familiares que têm cachorros sobre lugares que prestam serviços de banho e tosa. Eles poderão dar sugestões de peluquerias ou Spa para cães para você levar o seu amigo de quatro patas.

Você também pode fazer uma pesquisa em sites e redes sociais. Neles, é possível encontrar depoimentos e comentários com as opiniões de clientes que utilizaram o serviço. Com essas informações, fica mais fácil tomar a melhor decisão.

Visite o local

Visitar a peluqueria com o seu pet antes de contratar os serviços é fundamental. Dessa forma, você poderá conhecer as instalações e avaliar o atendimento e cuidado da equipe com o seu bichinho.

Assim, se você perceber qualquer sinal de desconforto ou a equipe não passar a segurança que você precisa, será melhor procurar outro local. O banho e tosa de cachorro devem ser feitos com qualidade, em um ambiente seguro e confortável.

Avalie o atendimento

É de extrema importância que a equipe da peluquería ofereça um atendimento amável e individualizado ao seu pet. Assim, durante a visita à peluqueria, avalie se os profissionais são pacientes e carinhosos com os bichinhos de estimação.

Mais do que um ambiente agradável, é necessário que o seu pet se sinta confortável durante todo o processo de banho e tosa. Caso contrário, ele pode ficar estressado e sofrer alterações no comportamento.

Pergunte sobre os produtos utilizados

Durante a visita à peluqueria ou Spa para cães, não hesite em perguntar sobre os produtos e equipamentos utilizados para banho e tosa de cachorro. Afinal, cada raça tem uma pelagem diferente e exige alguns itens específicos para ser bem tratada.

O ideal é que a peluqueria disponha de uma ampla gama de produtos e equipamentos de alta qualidade para atender bem aos pets, como:

 

  • Shampoos;
  • Condicionadores;
  • Cremes de hidratação;
  • Loção desembaraçadora;
  • Tesouras de vários formatos;
  • Variedade de máquinas de tosa.

 

Observe as reações do pet

Ao levar o seu pet para o banho e tosa de cachorro pela primeira vez, é preciso que você fique atento às suas reações para avaliar a sua experiência no local. Se notar que o seu amigo de quatro patas não consegue relaxar ou fica nervoso com o manuseio do profissional, será melhor procurar outra peluqueria.

Outra dica bacana para avaliar a peluqueria é observar se o seu pet não sofreu nenhum dano durante o tratamento. Além de não machucar a pele do cachorro, os profissionais devem tratar o seu bichinho de estimação com o máximo respeito a todo momento.

Peluqueria Club Pet RJ

Conheça a peluqueria do Club Pet RJ 

Agora que você sabe tudo sobre tosa de cachorro, o que acha de mudar o visual do seu pet?

Então, você precisa conhecer a peluqueria do Club Pet RJ! Nossa equipe de profissionais está capacitada a fazer as melhores tosas e penteados no seu pet. Isso com total carinho e amor!

Entre em contato para tirar dúvidas e aproveite para agendar uma visita à nossa Peluqueria, com certeza o seu pet vai adorar!

Grande abraço da Equipe Club Pet RJ!

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply