Fisioterapia para cachorros: como funciona

Fisioterapia para cachorros: como funciona

São muitas as pessoas que têm um pet em casa e, de repente, se veem tendo de buscar fisioterapia para cachorros. Mas no mesmo momento vêm à cabeça um número grande de dúvidas.

Essas dúvidas são várias, desde a real necessidade de levar o cão para uma sessão de fisioterapia até mesmo o medo de que os movimentos do tratamento façam mal ao bichinho.

cachorro-no-veterinário

As sessões de fisioterapia diminuem as dores de articulações e músculos do seu peludinho.

 

Finalidades de um atendimento de fisioterapia para cachorros

Assim como os seres humanos, os cachorros também precisam de atenção clínica voltada para suas articulações e demais órgãos que envolvam a sua movimentação.

Sessões de fisioterapia veterinária, também chamadas de reabilitação, são necessárias quando o bichinho precisa se recuperar de uma cirurgia ortopédica ou até mesmo quando está obeso e precisa melhorar seu condicionamento físico.

A reabilitação em cachorros é indicada em casos de distúrbios locomotores, como dificuldade para se apoiar, claudicação, paresia, paralisia, ou outra disfunção diagnosticada pelo médico veterinário.

Os cuidados fisioterápicos favorecem a recuperação do animal de estimação, uma vez que o tratamento traz mais conforto por diminuir as intensas dores diárias.

Pós-operatório

No período pós-operatório, os cuidados de uma fisioterapia para cachorros permitirão que seu animal de estimação tenha uma recuperação mais rápida. Geralmente, o cão precisa fazer um número específico de sessões, que pode variar entre uma, três ou mais vezes por semana a depender da gravidade de cada caso.

A fisioterapia é necessária quando o pet é submetido a uma intervenção cirúrgica no sistema músculo esquelético devido a fraturas, luxações, ruptura de ligamentos, hérnia de disco, ou ainda algum distúrbio neurológico que tenha afetado seus movimentos.

Se na medicina humana a fisioterapia proporciona grandes alívios, o mesmo ocorre na veterinária. Porque só quem já passou por uma cirurgia, seja devido a um joelho torcido ou uma hérnia de disco, sabe o quanto a reabilitação é necessária para acalmar a dor do período pós-operatório.

O alívio da dor é decorrente da cicatrização dos tecidos músculo tendinosos, pois com reabilitação essa cicatrização é mais rápida.

O cão recebe massagens profissionais e é submetido a tratamentos com aparelhos, um deles por exemplo é o ultrassom. Além disso, a forte dor do período pós-operatório só é aliviada conforme o cão fizer a fisioterapia adequadamente.

Outro fator muito importante que deve ser levado a sério é a locomoção do seu pet. Para que a mobilidade do animal atinja um bom nível de qualidade, movimentos fisioterapêuticos são de fundamental importância. São as sessões de reabilitação que promovem uma melhor flexibilidade de locomoção ao bichinho.

O objetivo da fisioterapia é reduzir o tempo de recuperação e trazer melhor qualidade de vida para o seu cão.

Cães idosos

Os cachorros que já estão há longo tempo na família precisam de atenção especial. Problemas como osteoartrite, sedentarismo, obesidade ou falta de ar são características que costumam aparecer em cães idosos.

Se o pet já tem uma idade avançada, isso não significa que agora ele tenha de ficar parado dentro de casa. Os passeios ao ar livre devem acontecer com frequência, pois a circulação sanguínea do bichinho pode ficar comprometida por causa do sedentarismo, o que eleva o risco de um acidente vascular cerebral (AVC) ou de um infarto.

Além do mais, não é difícil ver um cachorrinho idoso tristonho, depressivo. O peludinho ancião ainda é doido por passeios! Assim, levá-lo para passear lhe trará benefícios à circulação sanguínea e à saúde emocional.

Cães idosos e sedentários ganham peso mais rápido do que um cão que está há pouco tempo na família, ficando obesos com muita facilidade.

Mas com algumas sessões de fisioterapia para cachorros somadas a sessões de hidroterapia ele já começa a se recuperar, seu fôlego melhora e, consequentemente, ele fica mais animado e com comportamentos maia ativos.

Hidroesteira e seus benefícios

Parte integrante do atendimento de fisioterapia para cachorro, a terapia aquática proporciona resultados de tratamento excelentes, diminui o estresse do animal e alivia a tensão de seus músculos.

cachorro-na-hidroesteira

Graças à hidroesteira, os cachorros com problemas em articulações, tendões, músculos e ligamentos têm ganho outra qualidade de vida. Em muitos casos, o distúrbio pode ser de origem degenerativa, o que chama a atenção para o fato de estarmos atentos a movimentações e comportamentos do cão que estejam fora do padrão.

Uma doença degenerativa canina à qual se deve dar muita atenção é a mielopatia. Quando os sintomas começam a aparecer, é comum que se diagnostique um quadro de displasia ou de hérnia de disco. O pet começa a apresentar dificuldades em sua locomoção e, aos poucos, vai ficando cada vez mais difícil para o cãozinho caminhar.

Como não há uma cirurgia que cure a doença, se diagnosticada o quanto antes, é possível proporcionar boas chances de vida prolongada ao cão, desde que seja com qualidade de vida, sem sofrimento.

Caso perceba que seu cão está mancando, ou parou de correr como antes, ou está ficando deitado por muito mais tempo, ou não consegue mais ficar bastante tempo deitado, enfim, qualquer comportamento que demonstre mudança em seus modos e expresse incômodo, não hesite em marcar uma consulta veterinária.

Seria muito bom para nós e para os nossos animais de estimação se eles pudessem nos pedir ajuda todas as vezes em que sentissem  dor. Como isso é impossível, somos nós quem devemos estar atentos aos seus hábitos e conhecê-los o suficiente, para que a qualquer anormalidade, possamos socorrê-los e amenizar seu sofrimento.

Você sabia que no Club Pet tem fisioterapia e hidroesteira?

Se seu peludinho precisar de cuidados especiais, nossa equipe de profissionais em fisioterapia está aqui para acolhê-lo de braços abertos e corações cheios de amor. Eles irão dar o melhor em fisioterapia veterinária e exercícios de hidroterapia pet para seu amigão de quatro patas.

Aqui, os peludinhos não têm tempo para sedentarismo! Se ficar muito tempo parado  está fazendo o cãozinho se sentir tristinho, traga ele ao Club Pet para um dia de atividades no Day Care.

Outras Matérias

Leave a Reply