Consulta veterinária: como acostumar o seu pet a ir ao médico

Consulta veterinária: como acostumar o seu pet a ir ao médico

Levar o pet para a consulta veterinária é um ato de cuidado e amor. Com esse gesto, você contribui para a saúde e bem-estar do seu amigo de 4 patas. E também esclarece todas as suas dúvidas sobre a saúde dele. 

Contudo, essa não é uma tarefa muito fácil. Principalmente quando o pet fica nervoso ao chegar na clínica ou é manipulado por um estranho. É de partir o coração. 

A boa notícia é que existem dicas simples e eficazes para acostumar o pet a ir ao médico sem estresse. E neste artigo, nós vamos compartilhar as melhores técnicas com você. Vamos lá? 

O que fazer antes da consulta veterinária 

Durante a consulta veterinária, o médico vai analisar as informações do seu pet. A partir delas, ele irá conhecer o histórico de saúde dele e decidir quais vacinas serão necessárias administrar.

Assim, antes da consulta, lembre-se de levar o boletim de saúde do seu pet. Portanto, pode ser útil acrescentar outras informações nesse documento tais como:

  • Marca e quantidade de ração que o pet consome por dia;
  • Hábitos de ingestão de líquidos do pet;
  • Alterações alimentares, digestivas ou comportamentais.

Também verifique se no histórico médico do seu pet estão registrados os tratamentos passados e as intervenções médicas realizadas anteriormente. Esses dados são muito importantes para a saúde do seu amigo de quatro patas.

Como levar o seu pet a consulta veterinária sem estresse

Pegou todas as informações do seu bichinho de estimação? Então, chegou o momento de descobrir como levar o seu pet ao médico veterinário sem estresse. Confira algumas dicas especiais que separamos para você:

Escolha bem o médico veterinário

Escolher um bom profissional é o primeiro passo para acostumar o seu pet a ir ao médico sem estresse. Apesar de ser um processo um pouco trabalhoso, ele pode se determinante para garantir o bom comportamento do seu bichinho de estimação.

Assim, durante a sua visita à consulta veterinária, fique atento e avalie os seguintes aspectos a seguir:

  • Como os membros da equipe e o veterinário interagem com o seu pet;
  • Se os profissionais são alegres e amigáveis com os animais de estimação e tutores;
  • Se o veterinário se preocupa em conhecer o seu pet e deixá-lo confortável.

O ideal é que tanto o veterinário quanto a equipe se preocupem com o bem-estar do seu pet em todo o momento. Dessa forma, as chances do seu peludinho se comportar bem durante a consulta serão maiores.

consulta veterinária com o médico

Acostume o seu pet a ser manipulado na consulta veterinária

Alguns bichinhos de estimação não gostam de ser manuseados por outras pessoas. A reação do pet pode ser ainda pior se isso não for realizado de maneira delicada. 

Você pode acostumar o seu amigo de quatro patas à sensação de um exame veterinário através de alguns passos simples:

  1. Observe como é feito o exame veterinário básico. 
  2. Faça a sua própria versão do exame em casa com o seu pet.
  3. Manipule o seu pet de maneiras incomuns. 
  4. Repita o processo algumas vezes na semana.

Esse truque simples pode contribuir para que o seu bichinho de estimação seja mais amigável com um estranho. Os resultados podem ser ainda melhores se você apresentá-lo ao veterinário e sua equipe gradualmente.

Visite o médico veterinário socialmente

É provável que você só leve o seu peludinho para a consulta veterinária para consultas e check-up, certo? Para acostumá-lo a ir ao médico sem estresse, experimente fazer visitas sociais ao veterinário, sem motivo de consulta.

Assim, o seu bichinho de estimação vai receber o carinho do veterinário, da equipe e socializar com eles. Além disso, o pet pode começar a associar aquele ambiente com pessoas agradáveis que gostam dele.

Durante essas visitas, recompense o seu pet sempre que ele estiver animado, calmo ou relaxado. Esse tipo de estímulo positivo vai ajudar o cão ou gato a se comportar melhor durante as consultas.

Ofereça petiscos

Os pets adoram guloseimas saborosas. Aproveite essa vantagem a seu favor, leve os petiscos favoritos do seu bichinho de estimação durante a visita ao veterinário.

Alguns médicos veterinários usam essa estratégia e oferecem guloseimas aos pets durante a consulta. É comum que, para fazer com que o cão ou gato fique mais calmo, eles ofereçam manteiga de amendoim ou biscoitos de carne como incentivo.

Mas não exagere! O ideal é que você ofereça pequenas quantidades de petiscos e sempre quando ele apresentar bom comportamento. Afinal, a última coisa que você quer é outra ida à consulta devido ao excesso de guloseimas.

Fique calmo e relaxado

Sabia que os pets são profundamente intuitivos? Graças ao vínculo com seus tutores, eles podem perceber seus sentimentos como ansiedade, estresse e medo com facilidade.

O problema disso é que, quando ele percebe esses sentimentos, ele acha que tem uma razão para ficar do mesmo jeito. Por isso, é importante que durante a consulta veterinária, você se mantenha calmo e otimista, independente de como o seu cão ou gato agir.

Além disso, se o seu pet ficar nervoso durante a consulta, evite acariciá-lo para protegê-lo. Em vez disso, mantenha-se positiva e otimista para que o seu bichinho de estimação pense que está tudo bem e relaxe.

consulta veterinária no club pet

Conheça a clínica veterinária do Club Pet RJ

Gostou das nossas dicas? Quais delas você vai colocar em prática com o seu amigo de quatro patas nas próximas consultas veterinárias? 

Conheça também a clínica veterinária do Club Pet RJ. Nosso atendimento é feito com muito amor e qualidade por nossa equipe de médicos veterinários  capacitados em diversas especialidades. 

Trabalhamos com vacina de alta eficácia para vários tratamentos, colocação de microchip, homeopatia e consultas dermatológicas. Também temos parceria com os melhores laboratórios de exame do mercado. 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente e marque um horário para o seu peludinho. 

Temos certeza que ele irá se sentir muito bem ao receber o carinho e tratamento da nossa equipe.

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply