Como criar uma calopsita? Confira nossas dicas!

Como criar uma calopsita? Confira nossas dicas!

A calopsita será o novo membro da sua família? Então saiba que a chegada dela vai acrescentar mais alegria e amor aos seus dias. Mas esse carinho deve ser recíproco. Aves, principalmente as calopsitas, precisam de cuidados diários. 

Pensando nisso, vamos contar para você como cuidar bem de uma calopsita. Aprenda aqui qual a alimentação ideal, habitat e higiene ideal para garantir o bem-estar do pet. 

Por que criar uma calopsita?

A calopsita é uma excelente opção de animal de estimação, especialmente para quem deseja ter um bichinho para conversar. Afinal, elas aprendem a falar, fazem alguns truques e ainda cantam para alegrar o seu dia.

Por interagirem tanto com os seus tutores, essas aves criam laços afetivos rapidamente com as pessoas com quem se relaciona. Como elas não gostam de ficar sozinhas, é importante separar um tempo no seu dia para elas.

Se você tem uma personalidade dinâmica, que combina com as características desse pet, não deixe de adquirir uma! Ela vai tornar os seus dias mais divertidos e animados.

Características das calopsitas

Uma das principais características das calopsitas é que elas vivem entre 10 a 20 anos. Assim, se você cuidar bem do seu pet, ele pode ser um grande companheiro por muito tempo.

Além disso, essas aves têm cores variadas, devido ao fato delas serem criadas em cativeiro. É fácil identificar as calopsitas devido ao seu grande topete e às suas lindas “bochechas coradas”.

Mas atenção! Não são todas as calopsitas que tem bochecha corada. Algumas delas são totalmente brancas, mas sempre tem topete para diferenciá-las das demais aves.

Alimentação da calopsita

Basicamente, cerca de 80% da alimentação da calopsita é ração. Mas você também pode mudar um pouco a dieta dela, pois essas aves adoram frutas e vegetais como:

  • Banana;
  • Uvas;
  • Abobrinha;
  • Brócolis.

Mas e as sementes? Embora alguns tutores de aves adorem dar esse tipo de alimento para o seu pet, é preciso ter cuidado. Pois eles são ricos em gorduras e considerados uma espécie de fast food para as aves.

Cuidar da calopsita

Habitat ideal para as calopsitas

Engana-se quem pensa que para criar as calopsitas só é preciso colocá-las em uma gaiola. Esses pets precisam de um habitat adequado para se sentirem bem e felizes. Veja abaixo como ele é:

Clima do local

As calopsitas não devem ser expostas ao sol por muito tempo. O recomendado é que elas tomem sol de vez em quando e por um intervalo curto de tempo, para não prejudicar a saúde delas.

Além disso, não cometa o erro de deixar a gaiola do seu pet na cozinha. Na verdade, nenhuma ave pode ficar nesse cômodo da casa, pois algumas pessoas usam panelas de teflon e elas soltam um gás que é tóxico para as aves.

A dica aqui é sempre colocar a gaiola da sua ave em um lugar arejado, sem que ele tome vento ou sol diretamente. Assim, o seu pet vai ficar confortável e não terá sua saúde prejudicada.

Dentro da gaiola

Como tutor de uma calopsita, você também deve garantir que ela se sinta bem dentro da gaiola. Para isso, é importante que ela tenha poleiros e água sempre fresca. 

Além disso, para tornar o ambiente mais divertido, coloque alguns brinquedinhos próprios para essa espécie de ave. O seu pet vai adorar ter com que se distrair durante o dia, além de aprender novos truques com você, é claro!

Outro cuidado que você deve ter com a gaiola é não deixar restos de frutas e de outros alimentos dentro dela por muito tempo. Afinal, eles podem estragar e causar doenças no seu pet. Por isso, mantenha sempre o habitat da sua ave de estimação limpo!

Fora da gaiola

Antes de ter uma ave, especialmente se ela for como as calopsitas, garanta que a sua casa está preparada para recebê-la. Afinal, ela não vai passar todos os dias dentro da gaiola.

Para tanto, adote alguns cuidados especiais para evitar que elas se machuquem ou escapem quando estiverem soltas dentro de casa. Veja abaixo alguns deles:

  • Use redes de proteção nas janelas; 
  • Coloque mosqueteiros para ela voar sem fugir;
  • Não deixe a ave solta no chão sem você estar por perto.

Fique atento quando soltar as calopsitas em casa, pois elas são curiosas e podem se aproximar de tomadas e fios. O ideal é que ela sempre esteja sob a sua supervisão quando sair da gaiola.

Custo da calopsita

Sim, você tem que levar em consideração o custo para cuidar de uma calopsita antes de se tornar tutor de uma. Embora você não precise gastar muito com comida, pois elas não comem muito, o preço das consultas com veterinário é mais elevado por se tratar de uma ave.

Assim como os outros pets, a sua ave também pode ficar doente e você vai precisar levá-la para consultas com o veterinário. Por isso, o ideal é que você reserve dinheiro para ter como cuidar do seu pet caso surja algum imprevisto.

Por outro lado, o custo com gaiola e brinquedos varia de acordo com a sua região. Atualmente, é possível encontrar o mesmo item com um excelente custo-benefício pela internet.

Banho

Evite dar banho nas suas calopsitas. Apesar das aves gostarem de tomar banho, não é indicado que você as coloque debaixo do chuveiro ou mergulhe a ave na água, por exemplo.

As aves são muito independentes na hora de tomar banho. Uma prova disso é que elas mesmas entram e saem da água quando querem. Você não precisa interferir nesse momento.

Conheça o hotel para aves do Club Pet 

São vários cuidados para pensar antes de criar uma calopsita, não é mesmo? Mas com as nossas dicas ficará mais fácil preparar o habitat e alimentação ideal para o seu novo pet. 

E lembre-se as calopsitas não gostam de ficar sozinhas. Por isso, sempre que for fazer uma viagem hospede o seu pet no nosso hotel para aves. Durante a estadia, os nossos monitores vão brincar com a calopsita todo o dia. 

Além disso, o seu pet vai ficar hospedado em uma espaçosa gaiola de 6 metros quadrado, tela de proteção e ar condicionado. Sua calopsita não vai se sentir sozinha em nenhum momento! 

Entre em contato com a gente e reserve um horário para o seu pet. 

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply