Cachorro feliz e saudável: 10 hábitos simples e eficazes

Cachorro feliz e saudável: 10 hábitos simples e eficazes

Pesquisando maneiras simples e eficazes de manter seu cachorro feliz e saudável? Os peludinhos são animais alegres por natureza, mas isso não significa que podemos deixá-los ainda mais felizes durante todo o dia, não é mesmo? 

Desde oferecer petiscos até fazer passeios na creche, selecionamos algumas dicas de como fazer seu cachorro mais feliz. Também confira dicas para o seu peludinho saudável. Saiba mais, coloque-as em prática e garanta a felicidade do seu melhor amigo. 

Faça visitas regulares ao veterinário

Estar atento ao calendário de vacinação e fazer visitas regulares ao veterinário, de preferência a cada 6 ou 12 meses, é um dos hábitos simples para seu cachorro viver saudável e feliz.

Essa prática ajuda na prevenção, diagnóstico e tratamento de possíveis doenças. Pois, o veterinário pode identificar sintomas e mudanças que não são normais no seu amigo de quatro patas.

Além das visitas regulares, recomendamos que você procure o veterinário assim que identificar algum sintoma ou mudança no comportamento no seu cachorro, como:

  • Apatia;
  • Vômitos;
  • Queda do pelo;
  • Falta de apetite.

Passeios são ótimos para seus cães gastarem a energia

Os exercícios físicos e passeios são essenciais para a saúde dos cachorros. Essas atividades ajudam a liberar o estresse, diminuir a ansiedade, tonificar a musculatura e ainda melhoram o vínculo entre pet e tutor.

O passeio diário também pode evitar que o peludinho desenvolva doenças como obesidade, que sobrecarrega as articulações, o coração. Além de expor o pet a enfermidades como a diabetes e problemas cardiovasculares.

Assim, para que o seu amigo de quatro patas tenha um estilo de vida saudável, garanta o passeio diário. Também pode levá-lo para a creche para cachorros do Club Pet RJ, onde pet poderá realizar atividades didáticas que estimulam suas habilidades cognitivas e sociais.

Socialização também garante um cachorro feliz

Estimular a socialização está entre os principais hábitos simples para seu cachorro viver saudável e feliz. É possível obter esse objetivo através dos passeios diários ou com a ajuda da creche para cachorros.

Essas atividades permitem que o pet sinta cheiros diferentes, conheça lugares novos, gaste energia e se relacione com outras pessoas e animais. Assim, uma vez em casa, você vai perceber algumas mudanças no comportamento do seu cachorro como:

  • Mais obediente;
  • Recebe melhor as visitas;
  • Torna-se menos agressivo;
  • Mostra-se mais sociável com estranhos;
  • Diminui os latidos para os ruídos externos.

Ofereça uma alimentação saudável e saborosa

Sabia que a alimentação saudável também é importante para manter a saúde e bem-estar do seu peludinho? Para prevenir doenças como a obesidade, o ideal é seguir uma dieta com base nas principais características do seu pet como:

  • Raça;
  • Sexo;
  • Idade;
  • Necessidades especiais.

É muito comum que os tutores ofereçam alimentos humanos aos cachorros. Nesses casos, é preciso ter cuidado especial e sempre consultar o veterinário, pois algumas frutas e verduras podem prejudicar a saúde do pet e causar intoxicação.

Faça a escovação da pelagem com frequência

Os pelos dos pets podem sujar com facilidade e se tornar a morada de microrganismos e parasitas. Por isso, a escovação está entre os hábitos simples para seu cachorro viver saudável e feliz.

Para conseguir retirar qualquer sujeira, nós e manter o pelo do seu cachorro limpo, sedoso e brilhante recomendamos que você utilize pentes de acordo com o tipo de pelagem.

Mas fique atento! Os cães que soltam muito pelo devem ser escovados de 2 a 3 vezes por semana. Contudo, se o seu amigo de quatro patas soltar poucos pelos, basta escová-lo pelo menos uma vez por semana.

Cuidado com a higiene bucal

Os cuidados com a higiene bucal dos cachorros não são muito diferentes dos nossos. Afinal, a falta de escovação regular pode causar problemas como a formação de tártaro e a gengivite.

Sem uma rotina de higiene bucal adequada, o seu amigo de quatro patas pode sofrer algumas doenças graves que causam:

  • Abscessos;
  • Infecções bucais;
  • Queda prematura dos dentes.

Para e evitar que isso aconteça, utilize escovas e cremes específicos para pets. O ideal é que os tutores façam essa limpeza dental diariamente ou pelo menos três vezes na semana.

Faça a desparasitação regular

A desparasitação regular também é um dos hábitos simples para seu cachorro viver saudável e feliz. As pulgas e carrapatos são parasitas que podem causar ferimentos na pele do seu peludinho, sugar nutrientes importantes e ainda transmitir doenças perigosas.

Portanto, é importante manter tanto o pet como o ambiente em que ele vive sempre limpos. Essa simples prática ajuda na prevenção de infestações por parasitas e deixa seu amigo de quatro patas mais seguro.

Além da limpeza do ambiente, aplique os remédios adequados e procure o veterinário para orientar você sobre a desparasitação. Lembre-se de que depois que uma infestação de pulgas e carrapatos começa, é difícil erradicá-la.

cachorro feliz no colo

Tempo de qualidade deixa o cachorro feliz

É provável que você já tenha percebido como seu cachorro fica feliz quando você dá carinho para ele, não é mesmo? Os cães precisam de tempo de qualidade com seus tutores para se sentirem bem, principalmente aqueles que são de raças mais carentes.

Geralmente, o cachorro que não recebe carinho do seu tutor regularmente tende a apresentar problemas comportamentais e emocionais, como o estresse e até a depressão.

Assim, sempre que possível, fique com seu amigo de quatro patas no colo ou passe um tempo acariciando ele. Acredite, esses momentos são muito valiosos para ele!

Evite ausências muito longas

Os cachorros são seres muito ligados aos seus tutores e não gostam de ficar longe deles. Por isso, um dos hábitos simples para seu cachorro viver saudável e feliz é evitar passar muito tempo longe de você.

Aliás, os cães que ficam sozinhos por muito tempo costumam desenvolver problemas como a ansiedade de separação que faz com que o pet comece a:

  • Cavar buracos;
  • Tentar sair de casa;
  • Caminhar de maneira obsessiva;
  • Ficar ofegante ou babar em excesso;
  • Latir, uivar e gemer excessivamente;
  • Mastigar, quebrar e danificar objetos.

Caso precise viajar ou passar algum tempo fora de casa, leve o seu peludinho para um hotel para cachorro. Dessa forma, ele terá companhia e ainda poderá se divertir com os profissionais do local e com os outros animais.

Ofereça petiscos

Assim como os humanos, os cachorros também gostam de variar na dieta. Os petiscos são uma boa opção para surpreender o paladar do seu amigo de quatro patas e para estimulá-lo na hora do treinamento.

No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na dose. O ideal é que os petiscos do seu pet não ultrapassem 10% da sua alimentação diária, caso contrário a sua dieta pode ser prejudicada.

Além disso, recomendamos que você também ofereça petiscos feitos em casa. As frutas seguras para cães, por exemplo, podem ser congeladas e servidas em dias quentes.

Garanta um dia de diversão na creche para cachorros do Club Pet RJ

Um dia na creche do Club Pet RJ é garantia de deixar o seu cachorro feliz também! Durante a estadia ele irá se socializar com outros pets e se divertir em uma área aberta e participar de várias brincadeiras ao longo do dia. 

Enquanto se diverte, o seu peludinho é acompanhado por uma equipe de especialistas responsáveis e com experiência. Assim, ele irá gastar toda a energia e voltar mais contente para você. 

Então, que tal garantir essa experiência para o seu melhor amigo? Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais detalhes e agendar um horário. 

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply