Leblon - Rua Tubira, 41

Barra - Av. Vitor Konder, 44

Leblon - contato@clubpetrj.com.br

Barra - contato.barra@clubpetrj.com.br

Tosa bebê: benefícios e para quais raças ela é indicada

Apesar de existirem muitos tipos de tosas no universo dos pets, algumas delas se tornaram as queridinhas dos tutores. Um exemplo disso é a tosa bebê ou tosa filhote.

Essa tosa se tornou requisitada porque ela tem o poder de deixar o seu pet com a aparência de quando ele era apenas um filhote.

Além disso, a pelagem do seu bichinho de estimação fica mais curta e ele não sofre com as altas temperaturas do verão.

Para que você conheça melhor esse tipo de tosa, reunimos aqui as principais informações sobre ela, incluindo os benefícios e para que tipo de raças ela é indicada.

O que é a tosa bebê?

A tosa bebê é uma boa opção para você deixar o seu pet lindo e fresquinho no verão. Ela tem esse nome porque deixa o seu cachorrinho com a pelagem do tamanho que ele tinha quando era apenas um filhote.

Essa tosa pode ser feita tanto na tesoura quanto na máquina. Apesar você ter a liberdade de escolher como quer o “penteado” da cabeça do seu pet, a pelagem do resto do corpo são mantidos curtos.

Além disso, os pelos das orelhas e do bigode são apenas aparados para evitar que eles atrapalhem o seu pet. Isso sempre respeitando a aparência de um filhote e a raça do seu bichinho de estimação.

Para obter um bom resultado, o ideal é que você sempre leve o seu pet para um banho e tosa de confiança, que tenha uma equipe de groomers e tosadores especializados.

Tipos de tosa filhote

Existem três tipos de tosa filhote que podem ser feitos no seu pet. Cada um deles apresenta características específicas que devem ser levadas em consideração na hora da escolha da tosa. Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma delas:

Tosa bebê alta

A principal característica do tipo de tosa bebê alta é que ela encurta os pelos, mas ainda os deixa compridos. Nesse caso, a pelagem pode ficar com 5 a 6 dedos de comprimento.

Tosa bebê média

Como o próprio nome indica, esse tipo de tosa deixa o comprimento dos pelos do seu pet médio. Assim, a pelagem do seu bichinho de estimação fica com 3 a 4 dedos de comprimento.

Tosa bebê curta

A tosa filhote curta é indicada para os tutores que adoram ver os pelos dos seus pets bem curtos. Porque, geralmente, a pelagem fica com 2 a 3 dedos de comprimento ou menos.

benefícios da tosa bebê

Benefícios da tosa bebê

Mais do que deixar o seu cãozinho confortável e fresquinho, a tosa bebê também pode trazer outros benefícios. Por isso, reunimos aqui os principais deles, para você conhecer melhor esse tipo de tosa:

Fácil de pentear

A manutenção da tosa filhote é simples se comparada com as demais tosas. Afinal, como a pelagem do seu pet fica mais curta, você não terá que gastar tanto tempo para escová-lo.

Além disso, ao escolher esse tipo de tosa, você vai poder secar o seu cãozinho muito mais rápido depois do banho. Isso, com certeza, deixa a rotina de cuidados de higiene e beleza do seu pet prática e cômoda.

Não embaraça com facilidade

Com a tosa bebê, a pelagem do seu pet estará mais curta, por isso não vai embaraçar com facilidade. Afinal, os nós estarão menores e poderão ser removidos sem problemas durante a escovação.

Mas isso não é tudo! Ao fazer esse procedimento, será fácil manter a limpeza e segurança do seu pet. Porque ele não vai sofrer acidentes por causa do crescimento exagerado da pelagem e das unhas.

Diminui a sensação de calor

Durante o verão, algumas raças como Yorkshire, Shitzu e Maltês podem sofrer alguns desconfortos ou doenças causadas pelo calor. A tosa filhote pode evitar esses tipos de problemas.

Ao diminuir a sensação de calor, o seu bichinho de estimação poderá aproveitar melhor essa estação do ano. É provável que você perceba o aumento da disposição dele para brincadeiras e passeios.

Aparência de um filhote

Você sente saudades da aparência do seu pet quando ele era apenas um filhote? É provável que esse seja o principal motivo do sucesso da tosa bebê entre os tutores.

Esse tipo de procedimento deixa a pelagem do seu bichinho de estimação mais fofa e arredondada. Com isso, o seu pet fica com uma aparência de um “ursinho” macio e peludo para você matar a saudade.

Raças indicadas

Mas a tosa filhote é indicada para todas as raças? Não. Ela é ideal para aqueles pets que têm a pelagem longa. Assim, esse tipo de procedimento é perfeito para cachorros das seguintes raças:

  • Shitzu;
  • Lhasa Apso;
  • Maltês;
  • Yorkshire.

Quando fazer a primeira tosa?

Para saber o momento da primeira tosa bebê é preciso levar em consideração o desenvolvimento dos pelos e o crescimento do filhote. Além disso, o ideal é que esse tipo de procedimento só seja feito depois do término do primeiro ciclo de vacinas.

Assim, dependendo da raça, o melhor momento para fazer a primeira tosa é entre 7 e 14 meses de vida. É nessa fase que acontecem as alterações na pelagem e a transição de filhote para a fase adulta do pet.

Ao tomar esses cuidados, as chances do seu pet contrair doenças pelos materiais usados durante a tosa, como tesouras e máquinas são menores. Por isso, fique atento e sempre consulte um profissional especializado.

peluqueria club pet rj

Conheça a peluqueria do Club Pet RJ

Além dos serviços de hospedagem e Day Care, no Club Pet RJ o seu pet também pode aproveitar a Peluqueria.

Formada por uma equipe especializada, ela está pronta para atender cães e gatos. O melhor de tudo é que os nossos profissionais são capacitados e podem fazer o tipo de tosa bebê que você deseja no seu pet.

Entre em contato para tirar dúvidas e aproveite para agendar uma visita à nossa Peluqueria, com certeza o seu pet vai adorar!

Grande abraço da Equipe Club Pet RJ!

Outras Matérias

Hospedar cachorro na casa de amigos é uma boa opção? Essa é uma dúvida comum entre os tutores que precisam viajar e...
Uma pelagem bonita é um indicador de que seu amigo de quatro patas está saudável, com uma dieta balanceada e recebe...
A castração em cães e gatos é traz vários benefícios para a vida e saúde dos animais. No entanto, apesar de ser um ...
A vacinação para cães é essencial para manter o seu peludinho saudável por muito tempo. Com o calendário em dias, o...