7 sinais de estresse em cães e como solucioná-los

7 sinais de estresse em cães e como solucioná-los

Percebeu que o seu peludinho está mais hiperativo ou tem destruído objetos nos últimos dias? Fique atento, pois esses são sinais clássicos de estresse em cães

Quando seu pet fica estressado não é apenas o comportamento dele que muda. Em longo prazo, esse estado pode provocar uma série de problemas de saúde no seu amigo de quatro patas. 

Para evitar que isso aconteça, conheça os principais sintomas de estresse em cães e dicas de como solucioná-los. Também conheça a creche para cachorro do Club Pet RJ e garanta momentos de diversão para o seu pet. Vamos lá?

Causas do estresse em cães

Sabia que o seu pet também pode ficar estressado? Assim como nós, os bichinhos de estimação têm emoções e necessidades. E, quando elas se alteram, ele pode sofrer com o chamado estresse em cães.

Esse tipo de problema pode ser causado por vários motivos, que vão desde a falta de exercício físico até não poder entrar em casa. No entanto, os mais comuns deles são os seguintes:

  • Tédio;
  • Solidão;
  • Estresse em casa;
  • Visitar a clínica veterinária;
  • Ruídos altos.

É comum que os cães fiquem estressados quando estão inseridos em locais ou situações que não são compatíveis com suas necessidades. Um exemplo disso é quando o pet mora em apartamentos pequenos onde não pode correr ou brincar. 

Além disso, se seu amigo de quatro patas tem uma personalidade que exija muito carinho, pode ser que ele fique estressado se você não interagir com ele ou dar muito atenção a ele. 

Doenças como otite, alergias, problemas intestinais entre outras geram incômodos e podem ser a causa do pet estressado.

Sintomas do estresse canino

Apesar de não poder falar, o seu pet pode demonstrar de diversas formas que está estressado. Isso acontece através de alguns sinais e mudanças de comportamento, como:

Procura por atenção

Sabe quando o seu cãozinho fica atrás de você, buscando chamar a atenção de qualquer jeito? Apesar de alguns tutores acharem que ele só está carente, esse é um dos principais sinais de estresse em cães.

Isso mesmo, diferente do que acontece com os humanos, que costuram se isolar no primeiro sinal de estresse, alguns pets desejam ter mais atenção dos tutores. Para eles, essa é uma forma de relaxar e liberar esse sentimento.

Hiperativo

A hiperatividade é outro sinal de estresse nos pets. Você pode perceber isso com facilidade, pois os cães costumam ficar mais agitados do que o comum e aprontam algumas travessuras pela casa.

Alguns cães são bastante enérgicos e turbulentos por natureza e exigem um pouco mais de atenção dos tutores para identificar o estresse. Lembrando que a inquietação extrema também deve ser investigada, de preferência por um especialista.

sinais de estresse em cães

Nervoso

Assim como acontece com os humanos, o nervosismo é um sinal claro de estresse em cães. Aliás, diversos tutores conseguem identificar esse problema de saúde nos seus pets por causa desse sintoma.

Assim, se há dias que o seu amigo de quatro patas não está muito disposto para conversas ou passou a atacar alguém em casa com frequência, é preciso ficar mais atento ao seu comportamento.

Silencioso

O seu pet não quer mais a sua atenção? Fique atento! Esse também é considerado pelos veterinários como um sinal de estresse canino e é muito perceptível aos tutores.

Geralmente, alguns cães reagem ao estresse de forma silenciosa e sem sinal de alarde. Dessa forma, se o seu pet que costuma ser agitado e não dispensa uma brincadeira, começa a ficar quieto demais, ele pode estar estressado.

Suor na ponta das patas

Sabia que o seu pet pode suar na ponta das patas? Esse sinal é muito comum em cães estressados, mas passa despercebido pelos tutores que não conhecem essa característica do seu amigo de quatro patas.

Se você estiver desconfiando que o seu pet está sofrendo do famoso estresse em cães ou que não está contente com algo, dê uma conferida nas patinhas dele. Veja se ele está suando em excesso nesse local para confirmar ou eliminar suas suspeitas.

Comportamento destrutivo

O comportamento destrutivo do seu pet também pode estar relacionado ao problema de estresse. Assim, se o seu amigo de quatro patas começar a fazer algumas travessuras em casa, fique atento.

Se o seu cão tem uma boa rotina de exercícios e não costuma ficar entediado, esse tipo de comportamento pode estar ligado ao estresse. Nesses casos, os tutores devem considerar uma visita ao veterinário para solucionar o problema.

Como evitar o estresse em cães

Percebeu algum dos sinais no seu amigo de quatro patas? Prestar atenção nas mudanças de comportamento do seu pet é crucial para o bem-estar do seu bichinho de estimação. 

Além de consultar um veterinário para orientá-lo e ajudá-lo a evitar que o seu pet chegue a um estado de estresse, você também pode adotar algumas estratégias simples como:

  • Passeios diários;
  • Atividades recreativas em casa;
  • Brincadeiras com bola;
  • Brinquedos da preferência do seu pet;
  • Adestramento e ensinamento de comandos;
  • Exercícios para estimular a concentração e autocontrole.

Se o seu pet é muito agitado, o ideal é que você invista em atividades para que ele gaste energia. Por outro lado, se o seu amigo de quatro patas é medroso, evite colocá-lo em situações que provoquem medo ou ansiedade para não piorar o quadro de estresse em cães.

Creche para cachorro Club Pet RJ

Creche para cachorro Club Pet RJ

Que tal proporcionar momentos divertidos e alegres para o seu peludinho?

Então, traga o seu amigo de quatro patas para a creche para cachorro do Club Pet RJ. 

Na creche ele irá participar de várias atividades divertidas e com bastante espaço para correr e brincar. Tudo isso com a supervisão de tutores capacitados e total segurança. 

Durante a estadia na creche, o seu peludinho vai interagir com outros cães do mesmo porte e nível de energia que ele. 

Quer saber mais sobre o Day Care para cães do Club Pet RJ? Entre em contato e fale com a nossa equipe.

Um abraço da equipe Club Pet RJ!

 

Categories: Blog Club Pet

Outras Matérias

Leave a Reply